Home Sertão Central Osmar Baquit surge como pretenso nome para disputar Prefeitura de Quixadá

Osmar Baquit surge como pretenso nome para disputar Prefeitura de Quixadá

As Eleições 2022 ainda não foram encerradas, mas as perspectivas para o pleito municipal de 2024 já foram iniciadas. Em Quixadá, maior cidade do Sertão Central, o nome do deputado estadual Osmar Baquit (PDT) começou a passar por um processo de avaliação entre correligionários para uma pretensa candidatura à Prefeitura local.

Osmar é o deputado estadual mais votado na cidade desde o pleito de 2018, com crescimento gradativo de capital eleitoral eleição após eleição. A nível de Estado, também apresenta aumento de votos, o que torna seu nome para a Terra dos Monólitos como um dos cogitados para tentar retomar o comando da cidade para o eixo PT-PDT.

Em levantamento feito pelo Repórter Ceará junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Baquit vem apresentando crescimento em votos em seu domicílio eleitoral, passando de 14,92% dos votos válidos em 2014 – quando ficou em segundo lugar na cidade – para 20,38% em 2022.

No Ceará, o pedetista também tem aumentado seus votos. Em 2014, foram 47.553 votos (1,06%); 2018, 53.114 (1,16%); e 2022, 79.769 (1.57%).

Em 2020, quando a chapa do ex-prefeito Ilário Marques saiu derrotada em Quixadá, PT e PDT haviam se unido para a disputa. Analistas políticos avaliam, com isso, que a eleição de 2024, caso seja concretizada uma aliança entre as duas legendas, favoreceria os dois partidos na cidade e fortaleceria a influência de ambos na região, sendo uma oportunidade para testar a força política dos dois partidos na cidade.

Caso se concretize o nome de Baquit para a Prefeitura – o que ainda é cedo demais para definir -, a chapa deverá ter o apoio do governador eleito e que estará em exercício de mandato, Elmano de Freitas (PT), já que o PDT deve estar na base governista.

Apesar do PDT já estar começando a andar nas conversar sobre o nome de Baquit, o PT continua com Ilário a disposição da sigla para disputar o Executivo como candidato a prefeito. Em ambos os modos, a aliança entre PT e PDT na cidade seguiria firme.

Repórter Ceará

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here