Home Homenagem Quixadá, a joia do Sertão Central que completa 152 anos

Quixadá, a joia do Sertão Central que completa 152 anos

“Quisera eu,
Retratar-te em poesia,
Se és tão formosa
Como a própria,
Quixadá de encantos e mistérios,
Encantastes até o imperador”.

Foram com essas linhas que o escritor Técio Felizardo traduziu os 150 anos de Quixadá, em 2020, a maior cidade do Sertão Central cearense, a joia da região. E mesmo que tenham se passado dois anos, nada mudou. A cidade continua encantando a todos os olhos que a veem nestes 152 anos de emancipação política.

Única entre tantas outras, Quixadá se destaca pelo seu poderio cultural, pelas belezas naturais e por sua maternidade, tendo filhos que, mesmo não estando vivos, estão eternizados na memória e na vida da população local e até brasileira.

Internacionalmente conhecido por seus inselbergs (monólitos), a cidade proporciona um dos principais turismos de aventura do Sertão Central: as trilhas e escaladas. Não somente por isso, mas o município também é destaque por sua rampa de voo livre, que atrai pessoas de todo o mundo.

Além de tudo isso, a fé é viva na cidade, seja no cotidiano do quixadaense, mas principalmente, sendo representada pelo Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, que se põe no alto derramando as bênçãos sobre a cidade.

Parabéns, Quixadá! Sua história, sua cultura e sua existência são essenciais para o Sertão Central e para o Ceará.

Foto: Alex Pimentel

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here