Home Tempo É normal a forma como as chuvas têm atingido o Sertão Central?

É normal a forma como as chuvas têm atingido o Sertão Central?

Nessa quarta-feira, 22, municípios do Sertão Central, como Boa Viagem, Ibicuitinga, Quixadá e Quixeramobim, foram atingidos por chuvas com ventos, raios e trovões. As cidades registraram estragos e alagamentos, além dos moradores ficarem assustados.

As precipitações desse tipo geralmente são causadas pela cumulonimbus, um tipo de nuvem caracterizada por um grande desenvolvimento vertical e que está diretamente associada com a ocorrência de tempestades com raios, trovões, chuva forte, ventos fortes, granizo e tornados.

Mas a formação de cumulonimbus na região do Sertão Central é normal na quadra chuvosa? Essa é a pergunta que o Repórter Ceará procurou saber a resposta, e pra isso, consultou o professor e geógrafo João Luís Sampaio.

“É normal. Faz parte da dinâmica climática, principalmente da região semiárida. As nuvens cumulonimbus geram as boas chuvas que ajudam a abastecer os nossos açudes. Elas sempre aparecerem nos meses da quadra chuvosa. E se você perceber, as chuvas não têm sido de grandes volumes, mas o vento forte é que tem causado mais estragos. Normalmente, estão associadas a nuvens que se formam ao final da tarde, causadas por uma diferença de pressão com as regiões do entorno. Por isso, os ventos. Na verdade, esses danos têm mais relação com a vulnerabilidade das residências e das cidades.”
João Luís Sampaio, professor e geógrafo

O município de Quixadá já havia registrado, em 2 de fevereiro, temporal semelhante ao dessa quarta, também causado por uma cumulonimbus. Na ocasião, mais estragos haviam sido contabilizados, com casas destelhadas, estruturas que desabaram e árvores e postes que caíram, além de alagamentos.

Repórter Ceará (Foto: Divulgação)

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile