O número de pessoas desalojadas após o deslizamento de terra em Aratuba, no Maciço de Baturité, chega a 45. Casas foram atingidas e foram registradas três mortes.
As famílias removidas provisoriamente ocupam a rede hoteleira da cidade e recebem auxílio da Prefeitura até conseguirem entrar no programa aluguel social, de acordo com a TV Verdes Mares.
Os imóveis desocupados, de acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Haroldo Gondim, passam por vistoria para identificar situações de risco. Em pouco mais de 1 hora, choveu cerca de 54 milímetros, causando um movimento de massa que ocasionou o deslizamento de terra. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 39 milímetros na cidade nas últimas 24h.
Antônia Samara Santos da Silva, de 21 anos, João Gabriel Santos Martins, de 2 anos e 4 meses, e Antônio Guilherme Martins Soares, de 8 anos, foram as vítimas fatais identificadas na tragédia.
O tenente-coronel informou que a Defesa Civil realiza trabalho preventivo para conter o movimento de massa. O órgão realiza a instalação de lonas para conter novas infiltrações no terreno.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), lamentou o caso e disse que “as forças de segurança do Governo do Estado, além de Defesa Civil e Samu, imediatamente se deslocaram para o município para o resgate de possíveis feridos”. Além disso, o gestor estadual cancelou sua agenda em São Paulo para acompanhar a situação do Maciço de Baturité.
A Prefeitura local decretou três dias de luto oficial. De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, a região já era considerada de risco.
Repórter Ceará (Foto: Davi César)