Home Terezinha Oliveira Partiu o senhor gentileza

Partiu o senhor gentileza

O dia 21 de março de 2023 amanheceu entristecendo nossa cidade e os conterrâneos espalhados por outras plagas. Nos despedimos de um cidadão que deixa um ótimo exemplo como trabalhador, chefe de família e cidadão. O amigo de todos – Francisco Veridiano da Silva – o nosso querido Rolita.

Ele escolheu uma profissão que lhe permitiu consagrar seu traço marcante – a gentileza. Rolita foi garçom por muitas décadas e “dava de bandeja” o trato respeitoso aos clientes que facilmente se tornavam amigos e amigas. Quando voltei a residir em Quixeramobim, me tornei mais uma assídua frequentadora dos locais onde ele trabalhava.

Dª Maria José, sua esposa, é pessoa habilidosa e muito aguerrida que junto com Rolita deram a Quixeramobim filhos e filhas que herdaram suas capacidades laboriosas e os princípios de retidão moral. A maioria de seus descendentes abraçou a missão do magistério e a fazem de forma competente.

Esse amigo muito querido nasceu em 02 de maio de 1941, no seio de uma família que enobrece a cultura local com o respeito, conhecimentos e propagação das manifestações populares, desde o patriarca mestre Gregório Veridiano, até os seus irmãos e irmãs, praticantes dos folguedos como o Boi de Reisado e Pastoril, sempre envolvidos nos ritos das festas religiosas, pois eram donos e donas de afinação vocal, daí alguns foram participantes do coral “Mundinha Bezerra”. A Rua Benjamim Barroso perdeu mais um dos “Veridianos” e dos filhos do Mestre Gregório ficaram o querido Dedé e as professoras Pedrina e Fátima Augusta.

Há alguns anos ele se afastara do trabalho devido aos limites impostos pela frágil saúde, mas nunca foi e nem será esquecido por quem teve o prazer de ser atendido pelo Mestre Rolita – o dono de um sorriso cativante.

Para mais artigos na coluna de Terezinha Oliveira, clique AQUI.

1 comentário.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here