“Partiu do próprio presidente uma preocupação em relação à Influenza A: se ele poderia transmitir o vírus ou não. E nesse momento, ele ainda transmitiria”, afirmou.
De acordo com Kalil, o tratamento de um quadro como o do presidente leva, em geral, entre sete e dez dias, e Lula deve retornar às atividades em breve. “Daqui a quinze dias ele teria condição de fazer qualquer viagem”, explicou.
“O presidente Lula é uma pessoa de 77 anos, mas saudável. Faz exercícios diariamente, realmente ele se preocupa com a saúde. Um quadro de pneumonia, por bactéria, por vírus, pode acontecer com qualquer um de nós, e evidentemente todos os cuidados foram tomados e ele foi tratado.”
Os médicos responsáveis pela saúde do presidente costumam estar mais atentos a quadros respiratórios, por conta do diagnóstico de câncer na laringe que o presidente recebeu em 2011.
Pouco após as eleições do ano passado, no final de novembro, Lula passou por um procedimento de retirada de lesão na laringe. Ele retirou uma leucoplasia – lesão que se manifesta com placas brancas nas superfícies da mucosa oral – da prega vocal esquerda.
A leucoplasia foi detectada após uma série de exames de rotina que o presidente Lula fez no início de novembro, e que também apontaram alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal.
Segundo a equipe médica do presidente informou na época, os demais resultados foram normais e seguem apontando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011.
Repórter Ceará – CNN