Após uma semana intensa, a Casa de Saberes de Quixadá, no Sertão Central, encerra neste sábado, 24, a programação em homenagem aos 145 anos de Cego Aderaldo, que dá nome ao equipamento cultural.
A programação de hoje começa às 8h, com o cine Beija-Flor do documentário “Cego Aderaldo: o cantador e o mito”, com o cineasta Rosemberg Cariry e escritora Juraci Maia, com mediação de Neto Camorim. O momento é seguido pela Bodega da Casa, das 18h às 21h.
Às 18h30, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, participará da comemoração do aniversário de 145 anos do poeta Cego Aderaldo. O momento segue até às 19h30, quando acontece o show musical com a Mestra Ana da Rabeca, que apresenta um vasto repertório que vai de Luiz Gonzaga, passando por Alceu Valença até músicas de Roberto Carlos. Na ocasião, ela apresentará um repertório junino, com forró pé de serra, xote e marchinhas juninas.
A semana em homenagem a Cego Aderaldo encerra às 20h, com o 29º Festival Cego Aderaldo de Repentistas e Violeiros do Sertão Central. A ação tem o objetivo de valorizar e preservar a memória do grande violeiro evidenciando para novas gerações sua importância e sua inquestionável contribuição para afirmação da cultura cearense e brasileira, além de reconhecer a criação artística dos violeiros e repentistas de diversos municípios do Sertão Central como elemento formador de identidade cultural.
Repórter Ceará (Foto: Pedro Matheus)