Todas as regiões do Brasil deverão registrar pico de altas temperaturas nesta quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24. É o que aponta a meteorologia. O calor no inverno – estação no hemisfério sul – se deve à combinação do fenômeno El Niño, que aquece as águas do Pacífico Equatorial, com as mudanças climáticas globais.
O meteorologia Fábio Luengo, da Climatempo, destacou que as altas temperaturas nesse período são atípicas. “Esse nível de calor durante o inverno é altamente atípico, considerando que as temperaturas geralmente são mais baixas nessa estação, com médias de 20°C a 25°C, principalmente nas regiões Sul e Sudeste”, afirma ele.
O calor deve afetar o Ceará, outros 18 estados e o Distrito Federal, com possibilidade de chegar a 40°C em lugares como Cuiabá (MT), Teresina (PI), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS).
Confira a lista dos estados que devem ser atingidos:
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal, serão os mais afetados pela onda de calor.
Rio Grande do Sul e Santa Catarina ficam fora da lista, mas correm risco de temporais.
As altas temperaturas devem ser mais sentidas no Sudeste e no Centro-Oeste, com máximas perto ou acima de 40°C. O esperado é que, em alguns estados, as temperaturas fiquem 3°C acima da média histórica.
Apesar do calorão, a meteorologia aponta a chegada de uma nova frente fria para o fim de semana, o que deixa as altas temperaturas com os dias contados. As máximas podem cair drasticamente em algumas cidades, de 34°C para 15°C.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) já havia alertado para a onda de calor em maio. Na época, o chefe da entidade, Petteri Taalas, advertiu que o El Niño poderia provocar recordes de temperatura neste ano.
Repórter Ceará com informações do Metrópoles
