Home Saúde Vacina contra a dengue deve ser incorporada ao SUS ainda em 2023

Vacina contra a dengue deve ser incorporada ao SUS ainda em 2023

A vacina contra a dengue deve ser incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) ainda em 2023. É o que espera o Ministério da Saúde. As informações são do Diário do Nordeste.

O imunizante chamando Qdenga, produzido pela japonesa Takeda Pharma, está em avaliação pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec). Especialistas avaliam que a inclusão da vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI) será positiva.

A Qdegna foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023 para aplicação em crianças a partir de quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos, independente de exposição prévia à dengue. A aplicação segue esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A avaliação inicial da Conitec foi favorável à incorporação do imunizante para localidades e públicos prioritários, que devem ser definidos pela estratégia do PNI segundo as regiões de maior incidência e transmissão de dengue e as faixas etárias de maior risco de agravamento da doença. De acordo com o órgão, a restrição de público considera a capacidade de fornecimento de doses por parte da fabricante.

Como as demais recomendações da Comissão, a proposta de incorporação da Qdenga ao SUS foi submetida a uma consulta pública, que está no ar desde a quinta-feira, 7, e segue aberta até 18 de dezembro. Normalmente, esse prazo é de 20 dias, mas o processo foi encurtado devido à projeção epidemiológica para o verão, com possibilidade de aumento de casos da doença. É possível participar da consulta pública no site da Conitec por meio do formulário de experiência e opinião ou do formulário técnico-científico.

Participe da consulta pública clicando AQUI.

Repórter Ceará

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile