Home Geral PF investiga se Camilo Santana foi espionado irregularmente pela Abin

PF investiga se Camilo Santana foi espionado irregularmente pela Abin

A Polícia Federal investiga se o ministro da Educação, Camilo Santana, teria sido espionado pela organização criminosa instalada na Agência Brasileira de Inteligência (Abin), alvo da Operação Vigilância Aproximada, da PF, nesta quinta-feira, 25. A informação é do jornal O Globo.

De acordo com o jornal, a espionagem teria acontecido quando Camilo ainda era governador do Ceará. As investigações da PF descobriram que, em 2021, policiais flagraram drones, operados por integrantes da Abin, sobrevoando o endereço onde morava Camilo, no bairro Meireles, em Fortaleza.

A Abin, na época, chegou a instaurar um processo administrativo contra dois servidores suspeitos de envolvimento no episódio, mas o caso foi arquivado.

Já em outubro de 2023, a Polícia Federal descobriu, através da Operação Última Milha, provas que indicavam que um grupo criminoso criou uma estrutura paralela na agência de inteligência. Conforme apurado, os membros do esquema teriam utilizado ferramentas e serviços da instituição para ações ilícitas, produzindo informações visando o uso político e midiático, para a obtenção de proveitos pessoais e até mesmo para interferir em investigações da PF.

Repórter Ceará

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile