A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco), em ação conjunta com o BOPE – Polícia Militar do Estado do Ceará, prendeu um homem, em uma pousada na Praia do Futuro, em Fortaleza, nessa segunda-feira, 1°, cumprindo mandado de prisão expedido pela 8º Vara Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
O homem era procurado por integrar organização criminosa e ainda é suspeito de ajudar os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró.
Ao Diário do Nordeste, uma fonte da PF, revelou que o homem se trata de João Victor Xavier da Cunha, natural de Baraúnas (Rio Grande do Norte). Ele é comparsa de Nícolas Rodrigues Alves, conhecido como ‘Homem de Pedra’ ou ‘Deputado’, que já havia sido preso pela Ficco em Fortaleza, no dia 8 de março deste ano. A dupla é suspeita de integrar uma facção criminosa carioca que tem atuação em todo o Brasil.
‘Deputado’, como chefe da facção com atuação em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e o comparsa João Victor movimentaram uma rede de apoio dentro da facção carioca para tirar Deibson Nascimento e Rogério Mendonça da região de Mossoró, que fica próximo à divisa com o Ceará.
Operação
As buscas por Deibson Cabral Nascimento, conhecido como ‘Tatu’, e Rogério da Silva Mendonça, o ‘Martelo’, que envolvem forças federais e estaduais do Rio Grande do Norte e do Ceará, já somam 48 dias, nesta terça-feira, 2. Mais de 600 agentes de segurança, entre policiais militares, civis, federais, penais e rodoviários federais, além da Força Nacional, foram empregados na operação para recapturar os primeiros fugitivos da história do Sistema Penitenciário Federal.