Home Fabrício Moreira da Costa Presidente Lula em Iguatu

Presidente Lula em Iguatu

E os bastidores da política ferveram. Ficaram quentes tais quais fornos de padarias

Foto: Fabrício Moreira da Costa

Bem que o sempre próspero município de Iguatu precisa avançar de verdade. Nos últimos anos, terremotos, trovões e relâmpagos, buracos e incertezas mancharam a imagem dessa terra de Água Boa, de Humberto Teixeira, Eleazar de Carvalho e de tantos outros homens e mulheres valorosos, de bons propósitos e inspirados.

O que aconteceu com o Iguatu, recentemente, criou grandes instabilidades econômicas, políticas, que têm chamado a atenção de todo o Ceará.

Pois bem!

Sexta-feira última (5) estive em Iguatu, aliás, sou cidadão iguatuense com muito orgulho e muito amor, por título de cidadania concedido pela Câmara de Vereadores após 12 anos de muito trabalho no município. E o presidente Lula da Silva foi ao Iguatu também nesta data. Esteve em solo fértil da comunidade rural de Suassurana, onde visitou com grande equipe de técnicos e políticos as obras da Transnordestina e assinou Ordem de Serviços do Ramal do Salgado.

São projetos importantes para o Nordeste, para as regiões do Centro-Sul e o Vale do Salgado, quiçá para o Ceará. E os bastidores da política ferveram. Ficaram quentes tais quais fornos de padarias. Teve lágrimas de emoção, aplausos para o encontro, vaias aos impopulares, empurrões para quem desejasse chegar mais perto das autoridades, abraços com as mãos nas costas e muitos registros fotográficos. Afinal, em nosso torrão ter uma foto com Lula é um destino certeiro para se posicionar bem em todos os pleitos, inclusive, nas urnas.

Registro, igualmente, que somente na última semana já ocorreram diversos encontros políticos em Iguatu. Primeiro com o deputado federal Danilo Forte e o seu pré-candidato a prefeito, Ronald Bezerra, e demais lideranças; com o pré-candidato Ilo Neto, que tem o apoio do Presidente Lula, do deputado Agenor Neto, governador Elmano de Freitas, ministro Camilo Santana e de duas dúzias de deputados estaduais; com o prefeito Ednaldo Lavor (já reeleito), deputado federal Domingos Neto e vereadores; com o pré-candidato Sá Vilarouca, senador Cid Gomes, deputado Marcos Sobreira, etc.

E ontem com outro pré-candidato a prefeito, Roberto Costa Filho, que será apadrinhado pelo ex-governador Ciro Gomes, que esteve presente com deputados e demais lideranças políticas do Ceará e da bancada da oposição. É a maior divisão e enfrentamento das forças da história de Iguatu. Nunca se viu tanta vontade e desejo de administrar uma cidade tão sucateada e desprezada.

Enquanto isso, na mesma sexta-feira, por coincidência, encontrei no restaurante Vila da Telha duas fortes lideranças do Ceará e do Brasil: o senador Cid Gomes e o deputado federal Eunício Oliveira (ex-presidente do Senado). Sentei na mesa de Cid Gomes, um querido amigo, e cumprimentei Eunício Oliveira, amigo há décadas da nossa família e dos meus pais.

O ambiente era acolhedor, pacífico, mas frio pela falta de relações entre os dois. Aí vem à minha cabeça o conhecido discurso de que a política tem que ser vivida com intensidade, porém, ela mesma é capaz de desunir famílias, irmãos e pais, amigos e compadres, e até os políticos dantes tão unidos.

Vamos deixar, por enquanto, que os Trens da Transnordestina passem e que as Águas do Ramal do Salgado possam banhar nossos chãos e deles transformem tudo em mais fartura às mesas e aos nossos sagrados lares.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here