Com prazo final até 8 de maio, o Tribunal Eleitoral do Ceará (TRE-CE) tem menos de um mês para regularizar a situação eleitoral de eleitores de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri. Os trabalhos seguem na tentativa de que pelo menos 70% dos títulos eleitorais da população local sejam regularizados. A cidade pode se tornar a terceira do Estado a ter segundo turno ainda nas eleições deste ano. No Ceará, apenas Fortaleza e Caucaia têm segundo.
O município possui atualmente 195.090 eleitores e o trabalho da Justiça Eleitoral é para que esse número chegue aos 200 mil. De acordo com o juiz eleitoral Gustavo Cavalcante “nossa preocupação não é com segundo turno. Eu destaco que Juazeiro do Norte tem uma das piores colocações da relação entre habitantes e eleitores aptos a exercer o voto. É o quinto pior resultado do Estado do Ceará. É absolutamente desproporcional, para uma cidade da importância de Juazeiro do Norte, ter tão poucos eleitores”, afirma.
A juíza Samara Cabral revelou que o objetivo não é o segundo turno. “A gente ter mais de 200 mil eleitores significa maior orçamento público, maior número de varas eleitorais e varas de fórum. Isso significa mais apoios para projetos da União, do Estado e Juazeiro”, pontuou a jurista.
O TRE tem 16 postos espalhados no município. Supermercados, shopping, capelas, Câmara Municipal, Balcão da Cidadania e pontos itinerantes no ônibus do Tribunal Regional Eleitoral que vão até as comunidades fazer a busca ativa dos possíveis eleitores.
Com informações do Jornal do Cariri