O Governo do Ceará firmou parceria com a Defensoria Pública do Estado para levar projeto “Minha Escola Ensina Direitos”, um ciclo de ações educativas para estudantes de 14 escolas públicas municipais.
A ação já começou na última terça-feira, 23, executado pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), vinculado à Secretaria da Casa Civil do Governo do Ceará. A iniciativa conta com apoio das Prefeituras de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca.
Na Escola Professor Antônio Girão Barroso, no bairro Jangurussu, aconteceu uma roda de conversa promovida pela Defensoria Pública do Ceará sobre bullying e cyberbullying. Os encontros acontecem mensalmente com turmas de até 20 alunos(as) e abrangendo 14 escolas nos municípios parceiros do projeto.
São nove temas em foco: atuação da Defensoria; bullying e cyberbullying; direitos da infância e trabalho infantil; violência de gênero; saúde mental e suicídio; direitos humanos: racismo, xenofobia, homofobia e transfobia e violações contra pessoas com deficiência; direito à defesa: segurança pública e cidadania; e direitos do consumidor: golpes e alertas.
A assessora do Previo, professora Carla da Escóssia, destaca a importância do projeto para construir uma cultura de paz nas escolas do Ceará.