Os servidores do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) decidiram encerrar a greve da categoria e voltar a exercer as atividades a partir desta quinta-feira, 25, após, em assembleia, a proposta do Governo do Estado ser aceita.
A greve iniciou no dia 3 de abril. Ao todo, foram 21 dias de paralisação. As reivindicações contemplavam reestruturação salarial e melhorias nas condições de trabalho. Na assembleia da categoria para votação da proposta do Governo, 369 servidores votaram pelo fim da paralisação, 23 se abstiveram e 12 votaram contra o fim da greve.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Ceará (Sindetran-CE), uma das reivindicações era para melhoria da remuneração inicial da categoria, que estaria abaixo do salário mínimo. O Governo, então, apresentou a proposta para criação de gratificação para os servidores. Além disso, ficou estabelecido que distorções salariais serão resolvidas ao longo dos próximos três anos, com duas parcelas de 30% e a última de 40%.
O Governo prometeu revogar questões judiciais de multa contra o sindicato e dirigentes sindicais e garantir anistia aos participantes da greve.
Através de comunicado oficial, o Detran confirmou o retorno dos atendimentos presenciais, “mediante agendamento, referentes a todos os serviços de habilitação, veículos, fiscalização e educação de trânsito”. Os serviços com prazos que expiraram durante a greve terão prazos prorrogados por mais 30 dias, como é o caso de transferência de veículos.