O bispo emérito da Diocese de Quixadá, no Sertão Central, Dom Adélio Tomasin, completa 94 anos de vida neste sábado, 27, sendo considerado um dos maiores benfeitores da região.
Na manhã de hoje, foi celebrada Missa em Ação de Graças, no Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, onde Dom Adélio está internado. O momento contou com a presença de Dom Aurélio, bispo diocesano de Quixadá.
Biografia
Adélio Giuseppe Tomasin, filho de Santo Tomasin e Marina Galesso, nasceu no dia 27 de abril de 1930 em Montegaldella na região do Vêneto, província de Vicenza.
Dom Adélio concluiu o curso de Teologia no Seminário Arquidiocesano de Ferrara, sendo ordenado sacerdote, em 26 de março de 1955 e foi eleito Bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá pelo Sumo Pontífice João Paulo II em 16 de março de 1988 recebendo a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre. Sua posse na Diocese foi em 29 de maio do mesmo ano.
Considerado um dos maiores benfeitores do município de Quixadá e do Sertão Central, Dom Adélio marcou seu episcopado desenvolvendo iniciativas que contribuíram para o crescimento da região, como a criação da Unicatólica, da CISNE, da FADAT, do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, entre outros.