Um cearense de 10 anos foi classificado para a Copernicus – Mathematics Global Final, uma olimpíada de matemática que teve fase classificatória no Brasil e contará com uma edição global em Nova York, nos Estados, em julho deste ano. A informação é do portal g1 CE.
Marcos Terto é o único cearense em sua categoria a representar o Brasil na disputa.
O garoto já foi diagnosticado pela sua psicológica como superdotado. Ele considera a matemática como uma “melhor amiga”.
Marcos afirma que o pai, Leandro Terto, desde cedo, adiantou conteúdos que ele vai estudar mais a frente. Então, ele começou a gostar. A família apoia os estudos da criança. Hoje cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, o garoto já estuda conteúdos avançados.
“A descoberta tem a ver com o rendimento dele na escola. Quando ele estava no segundo ano, a professora chamou a gente para uma reunião e disse que ele estava conversando em sala de aula. Fomos tentar entender e ele disse que conversava porque o que a professora ensinava, ele já sabia”, afirmou o pai.
O menino passou a ter acompanhamento psicológico no final de 2022. De acordo com a psicológica, conforme relatou o pai, “o vocabulário e a nota” de Marcos nos “desafios que ela colocava de raciocínio lógico eram coisas diferentes”. Então, por orientação dela, Marcos fez um teste de QI e obteve pontuação de 145.
“Eu disse para ela que aquilo não dizia muita coisa sobre como devo tratar meu filho. E ela disse: trate ele normal, dê para eles os anseios, perguntas, questionamentos. Começamos a investir em atividades fora do ensino regular”, revelou o pai.
Hoje, Marcos tem uma rotina de escola e estudos extras, futebol, tempo com a família e ping pong – atividade que ele gosta bastante. Além de matemática, ele tem gosto por estudar Geografia, Ciências e Português. Já tem pouca proximidade com História e Redação.