Em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), enviou, na manhã desta terça-feira, 07, uma equipe que atuará nas ações naquele estado. Os profissionais estão a bordo da aeronave Fênix 03, que tem capacidade para seis tripulantes.
A aeronave é pilotada pelos policiais militares tenente-coronel José Ribamar Pereira Feitosa e pelo major Renan Luna Belarmino, que integram o quadro da Ciopaer/SSPDS-CE. Além deles, também compõem a equipe os operadores aerotáticos subtenente PM Carlos Eduardo Moreira e o sargento BM Elanio Marlon Bonfim de Souza. Para a realização dos protocolos de segurança adequados, incluindo eventuais manutenções de rotina no helicóptero, a equipe também é composta por um mecânico da coordenadoria, o subtenente PM Francisco Carlos Bastos de Sousa.
O veículo tem autonomia para cerca de 3 horas de voo, o que fará com que sejam necessárias pausas durante o percurso até a chegada ao Sul do país, que está prevista para o meio-dia desta quinta-feira, 09. A aeronave Fênix 03, designada para a função, será utilizada em ações como resgates de vítimas e transporte de mantimentos para pessoas que se encontrem ilhadas.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou o trabalho dos profissionais da Segurança que atuarão na missão. “Desejo boa sorte e ótimo trabalho aos militares cearenses envolvidos nesta operação. O Governo do Ceará não tem medido esforços para ajudar o povo gaúcho a superar este momento de tristeza e dor”, pontuou o chefe do executivo estadual do Ceará.
Já para o coordenador da Ciopaer, Darley Oliveira, a missão da Ciopaer entrará para a história. “Nós vamos cruzar o Brasil para irmos até o estado do Rio Grande do Sul e, mais uma vez, estaremos voando para salvar vidas. Desde que o secretário da SSPDS/CE nos passou essa missão, vários profissionais se dispuseram a integrar a equipe de forma voluntária e hoje, a nossa aeronave parte para entrar para a história da Ciopaer e dos profissionais que cumprirão mais essa missão nobre”, reforçou o coordenador.
Para o tenente-coronel Ribamar Feitosa, a atuação da Ciopaer representará importante papel nas ações. “Estamos indo com o intuito de ajudar outros órgãos que estão participando dessa missão. A gente sabe que já foi resgatada muita gente, mas vamos ajudar nos resgates e contribuir com o transporte de suprimentos como alimentos e medicamentos. É bastante gratificante participarmos da operação”, concluiu.
O major Renan Luna, que também integra a equipe, acrescentou que os profissionais da Ciopaer estarão prontos para contribuir no que for preciso, em solidariedade às vítimas das enchentes. “A gente tá pronto, vai preparado para ajudar naquilo que for possível. A gente vai com a ciência da necessidade do povo gaúcho que está passando dificuldades e, como a gente tá tendo essa possibilidade de ajudar, a gente se sente gratificado”, finalizou.