Uma mulher, de 30 anos, e um homem, de 22 anos, foram presos por fraudes eletrônicas utilizando nomes e imagens de autoridades políticas. no Ceará, foram utilizados os nomes e imagens da vice-governadora Jade Romero e da senadora Augusta Brito. Os golpes eram aplicados em prefeitos, parlamentares e associações beneficentes. As prisões ocorreram na última quinta-feira, 9, mas foram divulgadas nessa segunda-feira, 13, pela Polícia Civil do Ceará.
De acordo com a corporação, as prisões ocorreram durante a operação “O Clone”. Os suspeitos agiam nos estados do Ceará, Acre, Bahia, Alagoas, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso.
Além da mulher e do homem presos, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e 434 gramas de pasta base de cocaína, além de ser determinado o bloqueio judicial de um milhão de reais.
As investigações se iniciaram há cerca de seis meses, logo após o registro dos Boletins de Ocorrência (BOs). As vítimas só perceberam que tinham caído em um golpe quando realizavam o pagamento. Na ocasião, os infratores entravam em contato com prefeitos, parlamentares e associações beneficentes simulando ser autoridades políticas. Então eram oferecidas falsas doações, consumado o prejuízo financeiro.
Com os detalhes de toda essa ação criminosa, os policiais civis em ação conjunta, identificaram os alvos, que são residentes do Maranhão e Piauí, mas que aplicavam golpes em diversos estados, inclusive no Ceará. Na quinta-feira, os investigadores cumpriram nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva. As ações policiais aconteceram contra alvos que estavam na cidade de Timon, no Maranhão.
O homem e a mulher foram colocados à disposição da Justiça. As diligências acerca deste caso continuam, com a finalidade de prender os demais partícipes deste esquema criminoso.
A investigação foi realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio das polícias civis do Maranhão (PCMA) e do Piauí (PCPI).
Detalhe – Na foto, Augusta Brito (senadora) veste roupa branca e Jade Romero (vice-governadora) usa uma roupa preta.