Uma paciente foi pega de surpresa ao procurar atendimento médico em um posto de saúde de Quixadá, no Sertão Central. Isso porque ao ser atendida, os medicamentos foram receitados pela profissional no verso de um formulário de declaração de óbito. O caso foi denunciado pelo jornalista e radialista Wanderley Barbosa, durante o programa Voz da Cidade, na FM Meio Norte. O fato veio a público após a ouvinte procurar a emissora.
O atendimento da paciente ocorreu nesta segunda-feira, 13, na unidade de saúde do Bairro Campo Novo. A médica chegou a receitar cerca de quatro medicações diferentes, dentre elas, prednisona e loratadina.
O caso, que chega a ser inusitado, gerou repercussão e revolta de moradores da cidade. Em participação no programa de rádio, uma enfermeira, identificada como Viviane, classificou o caso como preocupante. “Na verdade é muito preocupante quando se faz um receituário em uma declaração de óbito, porque quando o médico dispensa uma declaração de óbito, há uma prestação de contas com a epidemiologia, por conta da numeração. Isso é um erro gravíssimo. Onde estão os gestores que não estão vendo isso?”, questionou a profissional em tom de preocupação.
A Prefeitura de Quixadá não se manifestou sobre o fato.