Home Política Em Roterdã, Elmano assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde...

Em Roterdã, Elmano assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

O Estado do Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém

Foto: Ascom Casa Civil

Nessa terça-feira, 14, o governador Elmano de Freitas, que está em Missão Internacional do Consórcio Nordeste na Europa, assinou Memorando de Entendimento com a Eletrobras, para a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, como amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza.

A assinatura ocorreu no estande do CIPP, no segundo dia da World Hydrogen 2024, realizada em Roterdã, na Holanda.

Até o momento, o Estado do Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. O Governo do Estado tem ainda firmados seis pré-contratos para a produção de hidrogênio verde.

O governador destacou mais um momento histórico para o Estado do Ceará que está consolidando o seu Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para o futuro.

Em Roterdã, Elmano assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

Estiveram presentes na assinatura, os secretários Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Roseane Medeiros, das Relações Internacionais; o presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo, os vice-presidentes Rebeca Oliveira e Fabio Grandchamp, e o diretor comercial, André Magalhães; o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, e o vice-presidente executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, Elio Wolff; entre outras autoridades.

Elmano também se se reuniu com executivos da Fortescue Metals Group, multinacional com a qual o Estado tem pré-contrato firmado. Na pauta, trataram de ações para avançar na produção de hidrogênio verde no Ceará. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) participou do momento.

Na agenda, ainda estavam previstas outras reuniões nesta terça-feira. Uma delas foi com executivos da Gasunie, empresa holandesa de energia e infraestrutura, que teve presença do vice-ministro de Política Climática e Energia da Holanda, Michel Heijdra, está confirmada. Elmano ainda se reuniu com representantes da bp Alternative Energy.

Outra reunião será com o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, que visitou o Ceará em março deste ano, quando conheceu o Complexo do Pecém.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, participou das reuniões e destacou que elas representam um avanço no potencial do Ceará em atrair investimentos em energias renováveis.

Em Roterdã, Elmano assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile