Uma comitiva composta pelo deputado federal José Guimarães (PT), que é líder do governo Lula na Câmara, e a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba, esteve, no último fim de semana, no município de Jaguaruana. A visita foi para anunciar a repactuação de obras inacabadas em gestões anteriores.
Uma das principais agendas foi na escola de 12 salas Correia Lima, no bairro da Caatinguinha, iniciada em 2014 e que está em situação de abandono, hoje encontra-se como um terreno baldio, com restos de construção. De acordo com Guimarães, o projeto entra agora como uma das prioridades na repactuação sob o governo do presidente Lula.
O líder classifica a situação como um “verdadeiro descaso” e “reflexo do governo Bolsonaro” na gestão da Educação Pública. De acordo com Fernanda Pacobahyba, o investimento do Governo Federal através do MEC, apenas em Jaguaruana, será de quase R$ 6 milhões.
Além da repactuação da escola Correia Lima, o MEC irá repactuar a obra de duas quadras poliesportivas; uma na escola do Assentamento Bela Vista (projeto de 2013) e outra na Escola Tomaz Barbosa (projeto de 2015), além de creches e ônibus escolar.
O projeto de Retomada de Obras do governo federal tem o objetivo de promover aos entes federados melhores condições para a conclusão das obras e serviços de engenharia financiados pelo Ministério da Educação (MEC), via FNDE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), e que estejam paralisadas ou inacabadas.
A iniciativa abrange obras de escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, além de reformas e ampliações de infraestruturas educacionais, como quadras e coberturas de quadras esportivas.