A Scala deu início às obras de seu novo data center no hub tecnológico de Fortaleza, com um investimento de R$ 1 bilhão.
Na próxima semana, será realizada a solenidade de lançamento, com a presença do CEO, Marcos Peigo, do vice-presidente Sênior de Desenvolvimento Corporativo, Luciano Fialho, e do prefeito de Fortaleza, José Sarto. A informação é do colunista Victor Ximenes, do Diário do Nordeste.
O projeto abrange a construção de dois edifícios de data centers, assim como uma subestação de energia. O primeiro edifício terá uma área de 9,7 mil metros quadrados, enquanto o segundo contará com 10 mil metros quadrados. Essas estruturas abrigarão data halls, salas elétricas, geradores, além de áreas técnicas e de apoio. Uma terceira unidade, com 675 metros quadrados, será destinada à subestação de energia.
Durante a construção, serão gerados 700 empregos, e na fase de operação, serão criados 60 postos de trabalho.
Um data center, ou centro de processamento de dados, é uma instalação onde são armazenadas informações digitais. Nesses locais, milhares de servidores, discos rígidos e outros equipamentos trabalham continuamente para armazenar e processar um volume imenso de dados, desde transações bancárias até atividades menos complexas, como fotos em redes sociais.
Dentro de um data center, servidores poderosos funcionam ininterruptamente, interligados por uma complexa rede de cabos de fibra óptica.