Home Cultura Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia, de...

Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia, de 24 a 29 de junho, em Quixadá

Evento celebra o legado do icônico poeta e repentista cearense com programação rica em atividades culturais e artísticas

Foto: Pedro Matheus/Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo

Cego Aderaldo, icônico poeta e repentista cearense, tornou-se uma lenda do cordel brasileiro, encantando com sua habilidade de improvisar versos que capturam a essência da cultura sertaneja. Neste mês de junho, a Casa de Saberes Cego Aderaldo realizará a tradicional “Semana Cultural Cego Aderaldo”, em celebração ao aniversário de 146 anos do renomado poeta. O evento gratuito acontecerá entre os dias 24 e 29 de junho de 2024, com a temática “A Cantoria Move o Mundo”, buscando honrar o legado do poeta nas artes e saberes tradicionais. Toda a programação contará com interpretação em libras.

Durante a semana dedicada aos saberes e fazeres de Cego Aderaldo, serão promovidos diversos encontros formativos. Entre eles, destaca-se o Clube dos Poetas, voltado à valorização e difusão da obra de três ilustres poetas cearenses: Cego Aderaldo, Juvenal Galeno e Patativa do Assaré. Nesta ocasião, o clube contará com a participação de Rosemberg Cariry, Raymundo Netto e Fanka Santos, com mediação de Maura Isidorio.

“A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um um pilar para a salvaguarda da memória e do legado de Cego Aderaldo, além de ser um importante equipamento do Governo do Ceará para a descentralização das políticas públicas de Cultura. Localizada na região do Sertão Central, a Casa está profundamente conectada com a força cultural do território em que está inserida, cumprindo um papel essencial na celebração dessa importante figura da cultura popular. A Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia, em comemoração ao aniversário de 146 anos do cantador, também enaltece toda a riqueza cultural e histórica da região”, diz a secretária da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca.

O encontro “As experiências dos Museus Orgânicos no Ceará” reunirá Alemberg Quindins, Gerente de Cultura do SESC/CE, e Mestre Rabelo, do Museu Orgânico Antônio Rabelo (SESC), para discutir a importância da preservação das memórias tradicionais e do patrimônio cultural cearense.

Michelle Maciel, coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo, destaca a relevância cultural e histórica de Cego Aderaldo, enfatizando seu impacto nas artes e na cultura popular, bem como a importância de preservar e promover sua memória. “Certa vez, conversando com minha avó, moradora da comunidade rural, nas proximidades do município de Ibicuitinga, numa época em que era difícil ter acesso a informações, perguntei se ela conhecia Cego Aderaldo. Logo ela perguntou se era o Cantador. Isso está intrinsecamente ligado à história do poeta e ao quanto ele se conectou aos sertões, ao povo e ao mundo com sua arte, poesia, cinema e cantoria. Comemorar o aniversário do Cego Aderaldo é fortalecer a memória e a história do homem que transformou a cantoria e o cinema nos sertões. A arte de Cego Aderaldo move o mundo e seu legado vive na cultura popular. Celebrar sua memória é afirmar e fomentar essas políticas em nosso território”, destaca a gestora.

O evento conta com Exibições do Cine Beija-Flor, um cinema itinerante inspirado no legado de Cego Aderaldo, serão realizadas pelos Cineclubistas do Sertão Central. As sessões serão seguidas de um debate que visa valorizar as produções audiovisuais do Estado do Ceará, destacando tanto criações históricas quanto contemporâneas.

Rachel Gadelha, Diretora-Presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), ressalta a importância de Cego Aderaldo como figura emblemática na preservação e celebração da cultura nordestina, destacando seu impacto duradouro e a missão do IDM em honrar e promover esse legado cultural. “Com sua voz e versos, Cego Aderaldo teceu a alma do sertão, eternizando nossas tradições e inspirando gerações. Ele foi mais que um poeta; foi um guardião da cultura nordestina, um símbolo de resistência e criatividade que transformou suas adversidades em arte. A Casa de Saberes Cego Aderaldo carrega seu nome como um tributo à sua inestimável contribuição, servindo como um farol que ilumina a importância de preservar e celebrar nossas raízes culturais no Sertão Central. Sob a gestão do Instituto Dragão do Mar, é uma honra celebrar seu legado de arte e poesia, que continua a mover o mundo, enaltecendo a cultura nordestina e inspirando novas gerações a valorizar e perpetuar as mais diversas expressões culturais”, conta Rachel.

A programação conta com as apresentações artísticas “A Cantoria Move o Mundo” que celebram a viola e a poesia com Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular e Mestre Geraldo Amâncio, tradição Cantoria de Viola, Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. E show de Luiz Fidelis, seu repertório voltado para a musicalidade tradicional cearense. No encerramento acontecerá o 33º Festival Cego Aderaldo de Repentistas e Violeiros do Sertão Central, com intuito de valorizar as expressões culturais tradicionais, por meio da história e memória do poeta.

A Semana Cultural Cego Aderaldo deste ano visa aproximar pesquisadores, artistas e entusiastas da temática, promovendo uma troca rica de conhecimentos e experiências. Todas as pessoas podem participar e celebrar o legado de Cego Aderaldo, um ícone da cultura e tradição do Estado.

Realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo que faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar.

Em parceria com Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – (IFCE Campus Quixadá), Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), Centro Cultural do Cariri e Governo Federal.

Apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá e Casa de Antônio Conselheiro, que faz parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar.

Casa de Saberes Cego Aderaldo

É um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizado em Quixadá. O equipamento visa preservar e promover a cultura brasileira através de eventos, exposições e atividades educativas. Dedicada a valorizar a diversidade cultural do Brasil, a Casa de Saberes é um local de encontros, aprendizado e celebração.

Serviço
Semana Cego Aderaldo de Arte-Poesia
24 a 29 de junho de 2024
Casa de Saberes Cego Aderaldo, Quixadá, CE

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 24 de junho de 2024 (segunda-feira)
19h – Abertura da Exposição Made in Sertão – Fragmentos da Nossa Terra”
Curadoria: Dj Babu e W. Ribeiro
Local: Lançamento lateral da Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 25 de junho de 2024 (terça-feira)
19h – Cine Beija-Flor com cineclubistas do Sertão Central
Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 26 de junho de 2024 (quarta-feira)
14h – Encontro “As experiências dos Museus Orgânicos no Ceará: memória, tradição e turismo cultural” Palestrantes: Alemberg Quindins (Gerente de Cultura do SESC) e Mestre Rabelo, Museu Orgânico Antônio Rabelo (SESC), Quixeramobim
Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 27 de junho de 2024 (quinta-feira)
19h – Solenidade de celebração ao aniversário de 146 anos do poeta Cego Aderaldo

19h30min – Homenagem Cego Aderaldo – Pesquisador João Eudes Costa, Memorialista, Quixadá; Mestra Dona Genezia, tradição Rezadeira, Quixadá, Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular, Tarrafas

20h30min – Declamação Arte-Poesia com:
Terezinha Feijão – Cordelista
Valdir Viana – Escritor
Natan Feijão – Cordelista
Rosinha Miguel – Cordelista
Mestre Antônio Rafael, tradição Poesia Popular (Tarrafas)
Apresentação “A Cantoria Move o Mundo”

21h – Musicou

21h30min – Show Luiz Fidélis – SESC Sonoridade
Local: Em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo
Dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira)

19h – Encontro – Clube dos Poetas: Cego Aderaldo, Patativa do Assaré e Juvenal Galeno
Palestrantes: Rosemberg Cariry, Fanka Santos, Raymundo Neto
Mediação: Maura Isidorio – Célula do Livro, Leitura e Literatura – SECULT-CE
Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo

20h – Apresentações
Joel do Repente – Comunidade Cipó dos Anjos, Quixadá
Mestre Geraldo Amâncio, tradição Cantoria de Viola (Fortaleza)
Local: Em frente a Casa de Saberes Cego Aderaldo
Dia 29 de junho de 2024 (sábado)

19h – 33ª Festival Cego Aderaldo de Repentista e Violeiros do Sertão Central
Local: Rodoviária de Quixadá

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile