Home Segurança Em dois dias, 10 pessoas morrem e nove ficam feridas em chacina...

Em dois dias, 10 pessoas morrem e nove ficam feridas em chacina e tentativa de chacina no Ceará; dois suspeitos são presos

Os casos tiveram ampla repercussão no Estado e motivaram o discurso com tom mais elevado por parte do Governo do Ceará, que não descarta apoio federal no combate às facções criminosas

Foto: Divulgação/SSPDS

Nos dias 20 e 21 de junho, o Ceará registrou uma chacina e uma tentativa de chacina. A primeira ocorreu no município de Viçosa do Ceará, na última quinta-feira, e a segunda – a tentativa – foi registrada em Fortaleza, no Bairro Barroso. Os casos tiveram ampla repercussão no Estado e motivaram o discurso com tom mais elevado por parte do Governo do Ceará, que não descarta apoio federal no combate às facções criminosas, de acordo com o governador Elmano de Freitas.

Viçosa do Ceará

Em Viçosa do Ceará, inicialmente, sete pessoas foram mortas e duas ficaram feridas. O crime ocorreu na Praça Clóvis Beviláqua, no Centro da cidade. As duas pessoas feridas foram levadas para o Hospital São Camilo, em Tianguá.

As vítimas estavam em um bar, ao lado da praça em que o crime ocorreu, quando os suspeitos chegaram de carro e motocicletas no local. Eles retiraram as vítimas do bar e as colocaram enfileiradas na praça. Após isso, dispararam contra nove pessoas, deixando sete mortas e duas feridas. As sete pessoas mortas foram:

  • Uma adolescente de 16 anos
  • Isamara de Sousa Rodrigues (25)
  • Ana Carolina de Sousa Rocha (24)
  • Francisco Luan Brito da Silva (26)
  • André Júnior, Geovane e Júlio (idade e nomes completos ainda não confirmados)

Na noite da sexta-feira, no entanto, morreu uma das pessoas que havia sido hospitalizada. Adrian Mateus Brito dos Santos, de 23 anos, havia passado por uma cirurgia e estava aguardando uma vaga na UTI do Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá. Devido aos tiros, ele perdeu parte o baço e estava com o intestino perfurado. Uma mulher, identificada apenas como Amância, está internada em estado grave.

Fortaleza

Já em Fortaleza, o crime foi registrado na Areninha do Bairro Barroso. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma criança e uma idosa morreram e o Instituto Doutor José Frota (IJF) informou que oito pessoas, de idades entre 8 e 16 anos, foram atendidas no hospital.

Uma criança de 8 anos foi lesionada com disparo na cabeça, e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. Outras duas vítimas foram submetidas a cirurgias de emergência

As vítimas, de acordo com o IJF, são, três meninas de 11, 13 e 16 anos, e cinco meninos, de 8, 9, 10, 15 e 16 anos.

Prisões

Na manhã desse sábado, 22, dois homens foram presos suspeitos envolvimento na tentativa de chacina em Fortaleza. Ambos são membros de uma facção criminosa e estavam com mandados de prisão em aberto. Eles foram capturados na Grande Fortaleza.

“Essas pessoas capturadas são integrantes de grupos criminosos. Inclusive, no momento em que foram abordadas quebraram os aparelhos celulares buscando destruir provas, destruir informações”, disse o Delegado-Geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez.

O delegado informou que uma das linhas de investigação é de que o crime tenha sido praticado para intimidar a população.

Reação do Governo do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que o Governo do Estado não descansará no combate ao crime organizado. A declaração do gestor estadual foi feita através de vídeo publicado em suas redes sociais após os casos de violência no Estado.

Elmano destacou que as ações criminosas contra a população, “atacando de forma covarde algumas pessoas inocentes”, ocorre após a “intensificação das operações de combate ao crime”.

O chefe do Executivo Estadual ainda ressaltou que não hesitará “em solicitar apoio federal” para o combate à criminalidade, e que ligou para o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski para relatar a situação do Ceará.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here