Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira, 10, revela que os brasileiros consideram a economia, a violência e as questões sociais como os principais problemas do país. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2 mil pessoas em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Os dados mostram que 21% dos entrevistados apontam a economia como a principal preocupação, seguidos por 19% que destacam a violência e 18% que mencionam questões sociais. A saúde (15%), a corrupção (12%) e a educação (8%) também foram citadas.
Ao longo do tempo, as preocupações dos brasileiros têm variado. Em abril de 2023, a economia liderava com 31% das menções, mas tem mostrado declínio desde então. Em contrapartida, a preocupação com a violência aumentou de 12% em abril para 19% atualmente. As questões sociais, que caíram para 13% em dezembro, estão novamente em alta, agora com 18%.
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, essa mudança nas prioridades reflete uma melhora na percepção da economia entre os mais pobres, o que contribui para o crescimento da aprovação do governo Lula.