Nestas segunda-feira, 22, e terça-feira, 23, a delegação do Governo do Ceará, composta pelo secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; pelo presidente da Zona de Processamento de Exportação do Estado do Ceará (ZPE), Fábio Feijó; pelo consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Jurandir Picanço; pela secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque; e pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses, José Wally Mendonça Menezes, estará em Nova York para uma série de compromissos estratégicos na Organização das Nações Unidas (ONU).
A agenda oficial começa na manhã de hoje, na sede das Nações Unidas, em Manhattan, com uma apresentação que contará com a presença de organizações internacionais como a Fundação Pública da ONU, a Organização Mundial da Juventude, além de diversos meios de comunicação locais e internacionais. Durante o evento, haverá uma introdução do representante da ONU, seguida pela apresentação do governador do Ceará, representado por Salmito Filho, sobre a Transição Energética e Iniciativas de Desenvolvimento Sustentável. O encontro incluirá ainda um painel de discussão com representantes de organizações internacionais e uma sessão de perguntas e respostas.
No período da tarde, a delegação cearense participará de uma reunião com a governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, e com o prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, também em Manhattan. O encontro tratará de relações bilaterais e oportunidades de colaboração, com a possível troca de Memorandos de Entendimento (MoUs) ou acordos.
O dia se encerrará com um encontro com representantes de empresas de investimento privado e líderes do setor de energia renovável. Esse evento, focado em investimentos em energias renováveis e hidrogênio, incluirá uma apresentação do Ceará sobre as oportunidades de investimento no estado, seguida por uma mesa redonda sobre potenciais parcerias e um período de networking.
A presença da delegação cearense em Nova York reforça o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a atração de investimentos internacionais, destacando o Ceará como um polo de inovação e crescimento no setor energético.