O PT ainda não tem uma data marcada para a realização da convenção em Fortaleza que oficializará Evandro Leitão como candidato à Prefeitura da capital cearense. No entanto, é esperado que ela ocorra no final de semana dos dias 3 e 4 de agosto, véspera do fim do prazo para realização de convenções pelos partidos.
Se do lado do PT a expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteja presente para endossar ainda mais o apoio a Evandro, o PDT não quer que Lula venha para o evento político. O partido é aliado do Governo Federal no Congresso Nacional e oposição ao Governo do Estado no Ceará.
De acordo com pedetistas, as articulações em Brasília em torno de evitar a vinda de Lula para a convenção do PT em Fortaleza seriam para evitar um mal-estar no Congresso Nacional. O presidente interino do PDT, deputado federal André Figueiredo, afirmou que caso o presidente compareça, “será uma decepção grande”.
André avaliou que a presença de Lula na convenção de Evandro não seria motivo de ruptura do PDT Nacional, mas que seria “uma questão a ser avaliada posteriormente”.
“Eu acredito que ele não venha, mas a gente não sabe o grau de pressão que ele vai sofrer para poder vir”, destacou o deputado.
Já o presidente do PT Ceará, Antônio Filho, o Conin, defendeu que Lula venha a Fortaleza, “ou para a convenção ou para outro momento da campanha”.