O município de Aiuaba, localizado na macrorregião do Sertão Central e Inhamuns, registrou temperatura mínima recorde de 11,4°C, na manhã desta quinta, 25.
O dado representa o menor registro da série histórica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) considerando os municípios monitorados.
Além dos 11,4°C em Aiuaba, o município de Parambu, naquela mesma região, apresentou 12,9°C, sendo este o 2º menor dados entre as mínimas históricas do Estado.
Inverno
Climatologicamente, o mês de julho no Estado do Ceará apresenta as menores temperaturas mínimas, baseado nos mapas de normais climatológica da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quando comparado aos demais meses do ano.
Nessa época, as temperaturas mais baixas ocorrem em virtude da menor incidência de radiação solar, uma vez que estamos no inverno do hemisfério sul.
No caso particular desta quinta, 25, O deslocamento de uma massa de ar menos aquecida favoreceu o registro dessas temperaturas mais extremas no sul do Ceará, juntamente aos efeitos locais que contribuem para um maior resfriamento noturno (altitude do relevo, distância do oceano e ventos mais fracos).
A Funceme indica também que foi observado uma condição de madrugada de céu limpo nas áreas onde foram observadas as mínimas 11,4 e 12,9 em Aiuaba e Parambu, respectivamente. Tal condições favorece a dissipação do calor.