Neste domingo, 28, o PDT oficializou o nome do prefeito de Fortaleza, José Sarto, como candidato à reeleição ao Paço Municipal. A convenção do partido foi realizada no Colégio Farias Brito e foi marcada por discursos que exaltaram atos da gestão, apoio a Sarto e críticas ao Governo do Ceará, ao PT e a opositores.
O vice na chapa de Sarto continuará sendo Élcio Batista (PSDB), atual vice-prefeito de Fortaleza, como falou o ex-prefeito da capital Roberto Cláudio (PDT) ao final do seu discurso na convenção: “Essa é a dupla Sarto e Élcio”.
Entre as presenças na convenção estavam, além de Roberto Cláudio, vereadores, lideranças de partidos aliados, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) e o presidente interino do PDT Nacional, deputado federal André Figueiredo.
Em seu discurso, Ciro afirmou que Sarto é o melhor candidato para Fortaleza em 2024 e criticou Evandro Leitão (PT), pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, “o candidato da organização criminosa petista” não tem “qualquer qualidade para governar Fortaleza”.
Ciro aproveitou o momento para também tecer críticas ao Governo do Ceará. Entre as acusações proferidas pelo ex-governador, o pedetista afirmou que é pago “R$ 1 bilhão por ano para silenciar a grande imprensa do Estado do Ceará” a favor do grupo político que hoje comanda a política cearense.
Durante seu pronunciamento, Sarto relembrou ações de seu mandato e criticou Evandro, Capitão Wagner (União Brasil) e André Fernandes (PL), além do Governo do Ceará.
“Fortaleza e o Ceará vivem hoje o colapso da segurança pública […] Enquanto o governo do Estado não faz o mínimo pela Segurança, nós do PDT vamos fazer o máximo”, disse Sarto.
O candidato aproveitou para tecer críticas a Evandro e acusou o pré-candidato de sabotar a CPI do Narcotráfico. “O gabinete do prefeito não é lugar de covarde. Exige posição. Não tolera omissão e subserviência. E como esse governo não é capaz de cuidar do Ceará, não é capaz de cuidar de Fortaleza”.
Sobre Wagner, o pedetista afirmou que a passagem do Capitão pela Secretaria da Saúde de Maracanaú foi desastrosa e disse: “O capitão dos motins não se cansa de perder eleição e está aí para perder mais uma”. Já em relação a André, o candidato o denominou como “filhote de Bolsonaro”, que “conhece mais a anatomia humana do que as ruas de Fortaleza”.
“Fortaleza vai dizer não à desordem, ao extremismo, à incompetência e à covardia”, afirmou Sarto.
A candidatura de Sarto conta com o apoio da Federação PSDB-Cidadania, Avante, Democracia Cristã, PRD, PRTB, Mobiliza, PMB e Agir.