Nas sociedades democráticas, a participação direta do povo dá-se através das eleições, quando os cidadãos escolhem seus representantes por meio do voto. Neste contexto, é fundamental a figura do mesário, sem a qual simplesmente o processo eleitoral não seria possível. São estes voluntários os responsáveis diretos pela organização, a preparação e o andamento do cenário de cada seção onde se desenrolam os procedimentos do pleito propriamente dito. Sua importância, pois, é absolutamente indispensável para que a eleição possa fluir em sua plenitude.
Além de contribuir para o sistema democrático, mesários têm direito a dois dias de folga sem perda do salário, bem como ao auxílio-alimentação por turno trabalhado no dia da eleição, inclusive se houver o segundo turno em sua cidade. Outro benefício é o critério de desempate em concursos públicos, caso essa modalidade esteja prevista em edital, e a possibilidade de conversão do trabalho em horas complementares em cursos universitários. Voluntários também recebem um certificado de reconhecimento por sua atitude cívica.
Mais uma vez, a Justiça Eleitoral se mobiliza com a finalidade de dar andamento aos preparativos para o pleito municipal deste ano. E, para tanto, convida mesárias e mesários a tomarem parte no processo democrático, do qual são alicerces. Para participar, é necessário apenas ser eleitor maior de 18 anos, com situação eleitoral regular.
Voluntarie-se pelo canal do mesário voluntário do TRE-CE.