Home Entretenimento Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe Festa da Literatura de Cordel e...

Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe Festa da Literatura de Cordel e realiza Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central

Com o tema “O cordel cantando a poesia do sertão”, a programação acontece na Casa de Saberes Cego Aderaldo e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na Terra dos Monólitos

Foto: Pedro Matheus/Casa de Saberes Cego Aderaldo

Entre os dias 15 a 17 de agosto, a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, no Sertão Central, recebe a Festa da Literatura de Cordel (FLIC) e o II Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central – 2024, que trazem a temática “O cordel cantando a poesia do sertão”. A programação acontece na Casa de Saberes Cego Aderaldo e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na Terra dos Monólitos.

“A Festa da Literatura de Cordel e o Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central são mais do que eventos culturais; são celebrações da nossa diversidade e história. A linguagem do cordel, com sua capacidade de capturar a essência do sertão e traduzir a vivência do nosso povo em versos, é fundamental para a preservação das tradições da nossa terra. Esses encontros destacam a importância de fortalecer a cultura regional, promovendo a valorização de nossos poetas e artistas. No Instituto Dragão do Mar, acreditamos que a atuação no Sertão Central é fundamental para a criação de uma rede de apoio cultural que não só preserva, mas também dinamiza e enriquece a cultura cearense”, destacou Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar.

A FLIC é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), da Academia Brasileira de Letras (ABL) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Casa dos Saberes Cego Aderaldo.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, “a segunda edição da FLIC é a continuidade de um importante trabalho, realizado em parceria com a Academia Brasileira de Letras, que busca a valorização do cordel enquanto patrimônio cultural brasileiro e como fonte geradora de emprego e renda para os empreendedores criativos, em especial nos estados nordestinos. Para ele, esta edição do evento ganha ainda mais em relevância, tanto por agregar o apoio da Casa dos Saberes Cego Aderaldo, importante equipamento cultural do estado, como também por ser realizada em Quixadá, terra da escritora Rachel de Queiroz, que foi a primeira mulher a ingressar na ABL”.

A Literatura de Cordel, reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 19 de setembro de 2018, é uma manifestação cultural em forma de poesia, profundamente enraizada nas tradições populares do sertão nordestino.

Cordelistas de renomes, como Cego Aderaldo, Patativa do Assaré, Firmino Teixeira do Amaral, Josenir Lacerda, José Francisco Borges, Anilda Figueiredo, Maria do Rosário Lustosa, Arlene Holanda, Abraão Batista e tantos outros que ganharam destaque e reconhecimento no cenário literário nacional contribuem para a valorização e preservação dessa forma de expressão cultural.

A Literatura de Cordel é uma expressão cultural singular que traduz a alma e o cotidiano do sertanejo em versos e rimas. Seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial reforça a necessidade de ações que promovam sua preservação e difusão. O II Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central – 2024, ao integrar a Festa da Literatura de Cordel (FLIC), proporciona um espaço de celebração, reflexão e aprendizado sobre essa manifestação cultural. Além disso, o evento contribuirá para a dinamização cultural de Quixadá e da região, atraindo visitantes, estudiosos e artistas, gerando impactos positivos no turismo e na economia local.

“O Cordel é uma das manifestações da cultura popular nordestina que traz consigo a história do povo nordestino. Entre as múltiplas formas de informar, contar causos, histórias e versos, o cordel se destaca por sua capacidade de alçar voos inimagináveis. Firmino Teixeira do Amaral foi um dos pioneiros editores a registrar os Versos de Cego Aderaldo, da poesia cantada à poesia impressa, tornando-se um dos maiores poetas brasileiros. Sua obra ganhou projeção nacional e internacional, destacando a cultura popular”, afirma Michelle Maciel, coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

A realização da FLIC representa um fomento às expressões culturais e o fortalecimento de uma narrativa que faz parte das nossas tradições. Serão lançados 10 (dez) Cordelista do Sertão Central pela Editora da Universidade Estadual do Ceará – EduECE. Com isso, perpetua um legado que ressoa na contemporaneidade, envolvendo tanto os mais antigos quanto os novos cordelistas, que asseguram a continuidade de uma tradição, refletindo sobre a sustentabilidade e promovendo uma economia criativa diversificada e acessível, além de incentivar a produção literária e artística na região do Sertão Central. Por meio de palestras, oficinas, apresentações e debates, o seminário visa disseminar o conhecimento sobre a história e importância da Literatura de Cordel, incentivar a criação de novas obras de cordelistas locais e nacionais, promover a troca de experiências entre cordelistas, estudiosos e o público em geral e fortalecer a identidade cultural da região do Sertão Central, destacando suas tradições e manifestações culturais.

A ação é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae/CE), do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), e da Academia Brasileira de Letras (ABL). Conta com a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e apoio da Casa de Antônio Conselheiro (CAC), Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece) e Editora da Universidade (EDUECE).

FLIC

Esta será a segunda edição da Festa da Literatura de Cordel, iniciativa que faz parte das ações do acordo de cooperação técnica celebrado entre Sebrae/CE e Academia Brasileira de Letras, em 2022. A primeira edição do evento foi realizada em 2023, com atividades em diversos equipamentos da capital cearense.

Além da realização da FLIC, a parceria entre Sebrae/CE e ABL prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados ao ecossistema produtivo da Literatura de Cordel, substancializados nas questões alusivas ao patrimônio cultural e economia dos nove estados nordestinos.

Ela está inserida dentro do contexto do projeto de Economia Criativa do Sebrae na região Nordeste, que visa apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios criativos na região.

Equipamentos públicos

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), Casa de Antônio Conselheiro (CAC) e Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), são espaços da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço
Festa da Literatura de Cordel (Flic) e Seminário de Patrimônio Cultural do Sertão Central – “O Cordel Cantando A Poesia Do Meu Sertão”
15 a 17 de agosto de 2024 – Quixadá

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
*sujeita a alterações
link de inscrição:
https://www.sympla.com.br/festa-da-literatura-de-cordel—flic__2558816

DIA 15 DE AGOSTO DE 2024 (QUINTA-FEIRA)

  • 08h – Solenidade de Abertura (Cerimonial)
  • 09h – Mesa-redonda “A Literatura de Cordel e a Economia Criativa”
    Local: FECLESC/UECE (Rua José de Queiroz Pessoa – Planalto Universitário)
    Acessibilidade em Libras
  • 14h – Roteiro Turístico Cultural
    Visita guiada a Fazenda Não Me Deixes – Rachel de Queiroz
  • 18h – Encantarias do Brincar
    Mediação: Núcleo Educativo da Casa de Saberes Cego Aderaldo
  • 18h – Festa da Literatura de Cordel (FLIC)
  • 19h – Sarau Aberto
  • 20h30 – Lançamento de Cordéis do Sertão Central
  • 21h – Apresentações Culturais
    Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)
    Acessibilidade em Libras

DIA 16 DE AGOSTO DE 2024 (SEXTA-FEIRA)

  • 08h – Mesa-Redonda “As Artes da Xilogravura: tradição e artesania”
    Local: FECLESC/UECE (Rua José de Queiroz Pessoa – Planalto Universitário)
    Acessibilidade em Libras
  • 10h – Mesa-Redonda “Literatura de Cordel: acervo, pesquisa e formação”
    Local: FECLESC/UECE (Rua José de Queiroz Pessoa – Planalto Universitário)
    Acessibilidade em Libras
  • 14h – Oficina de Literatura de Cordel
  • 17h – Encantarias do Brincar
    Mediação: Núcleo Educativo da Casa de Saberes Cego Aderaldo
  • 17h – Vivência “Narradores do Sertão”
    Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)
    Acessibilidade em Libras
  • 18h – Festa da Literatura de Cordel
  • 19h – Sarau Aberto
  • 20h30 – Lançamento de Cordéis do Sertão Central
  • 21h – Apresentações Culturais
    Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo(R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)
    Acessibilidade em Libras

DIA 17 DE AGOSTO DE 2024 (SÁBADO)

  • 08h – Mesa-redonda “Autoria Feminina no Cordel”
    Local: Auditório da Casa de Saberes Cego Aderaldo
  • 17h- Encantarias do Brincar
    Mediação: Núcleo Educativo da Casa de Saberes Cego Aderaldo
  • 18h – Festa da Literatura de Cordel
  • 19h- Lançamento de Cordéis do Sertão Central
  • 19h30 – Sarau Aberto
  • 20h – Apresentações Culturais
    Local: Quintal da Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)
    Acessibilidade em Libras

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here