Líder na movimentação de turistas internacionais entre os estados das regiões Norte e Nordeste nos últimos três meses, a expectativa é que o Ceará siga registrando avanço nos números impulsionado pela expansão da sua malha aérea no segundo semestre. Entre as novidades está o voo direto para o Chile, cuja venda de bilhetes iniciaram no último dia 14 de agosto, pela Latam, companhia que vai operar o trecho, a partir de 30 de novembro próximo.
A rota que liga a capital cearense a Paris também terá incremento pela companhia aérea AirFrance. Serão adicionados mais dois voos à malha, totalizando cinco a partir de outubro. A capital francesa, que recém sediou os jogos olímpicos de 2024, se destaca como um dos principais mercados emissores de turistas do segmento de aventuras, sendo o kitesurfe a mais importante modalidade.
Objetivando fortalecer o Estado como um destino ideal para prática deste esporte, pelo fato de concentrar boas condições de ventos, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), realizou uma ação na Casa Brasil, durante o período olímpico. Em um espaço batizado de cubo, os turistas tiveram a oportunidade de usar um simulador de kitesurfe montado no estande. Foram registradas mais de cinco mil pessoas diariamente.
Mais conexões com a América do Sul
Além da nova frequência para o Chile, o Ceará anunciou mais uma frequência para Buenos Aires durante a temporada de verão 2024/2025. A capital Argentina passará a contar, a partir de dezembro, com um terceiro voo que será operado pela GOL até 7 de março de 2025.
O voo extra partirá às sextas-feiras no horário local de 1h30min, com chegada às 7h15min de Buenos Aires. Aeronave retornará às terças-feiras, decolando às 17h da Argentina. O pouso deve ocorrer às 22h45 no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
Já a frequência para Santiago será operada sempre aos sábados por uma aeronave Airbus A320neo, com capacidade para 174. O retorno Santiago-Fortaleza ocorrerá aos domingos, com duração média de 6h30. Decolará às 14h45 (hora local) de Fortaleza e às 6h50 (hora local) de Santiago.
Conquista do primeiro semestre
As conquistas do Ceará não se concentram apenas no segundo semestre. Ainda em junho, o estado reconquistou o voo que liga a capital cearense a Orlando, nos Estados Unidos. A rota retomada pela GOL vem sendo operada por uma aeronave Boeing 737 MAX, com capacidade para 176 passageiros. O trecho dura cerca de oito horas. Essa conexão havia sido paralisada por conta da pandemia de Covid-19, em 2020.
Para os EUA, a GOL ainda incrementou uma nova frequência para Miami, dia 21 de junho, totalizando duas operações pela companhia. Com essa ação, o estado passou a contar com cinco voos semanais para o destino internacional, se somada às três frequências da Latam, que também opera o trecho, as terça, quartas e sábados.
A companhia aérea TAP, que opera diariamente o trecho Lisboa/Fortaleza, ainda em fevereiro decidiu incrementar dois voos para a malha aérea atual. Com a ação, o Ceará saiu de sete para nove voos semanais ofertados pela empresa.