Home Cultura Isaac Cândido interpreta Fagner e Rebel Lion comemora 34 anos em programação...

Isaac Cândido interpreta Fagner e Rebel Lion comemora 34 anos em programação da semana na Estação das Artes

Agenda semanal inclui ainda espetáculos no programa Quinta em Cena e atividades infantis no Domingo na Estação

Foto: Divulgação

Homenagem ao cantor Raimundo Fagner e comemoração dos 34 anos da banda de reggae mais antiga do estado são destaques da semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. De quinta, 22, a domingo, 25, a programação do equipamento tem ainda apresentações cênicas, de DJs, oficinas infantis e show de forró.

Quinta em Cena recebe bloco de Carnaval e brincantes de rua

Na quinta-feira, 22, a Estação das Artes promove mais uma edição do programa “Quinta em Cena”, dedicado a valorizar espetáculos de artes cênicas e performances. A partir das 18h, o Bloco Doido É Tu promove cortejo na área externa do equipamento, onde apresenta o show “Delírios Sonoros”, atividade de encerramento do Seminário “PopRua no Centro: Diálogos entre Saúde Mental e Cultura”, realizado pelo Núcleo de Articulação Comunitária (NACA) do Instituto Mirante.

Pentacampeão do Carnaval de Fortaleza, o Bloco Doido É Tu se destaca na avenida ao levar a alegria e a força das pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), juntamente com familiares, amigos e profissionais da rede de saúde mental. O show promete emocionar com músicas autorais, canções da cultura tradicional do Nordeste e clássicos da música popular brasileira.

Na sequência é a vez do grupo parafolclórico intergeracional Cia Conto e Cantoria subir ao palco da Gare, atração selecionada por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Criada em 2013, a companhia tem promovido ao longo da última década a valorização da diversidade cultural brasileira e nordestina, levando brincadeiras, batuques e cantigas de ciranda a cada vez mais gente. Na Estação, apresenta o espetáculo “Folia e Cantoria”, projeto multilinguagem que abrange cantorias, percussão e danças oriundas de manifestações populares, folguedos e cantos de trabalho ancestrais.

Na quinta-feira acontece também a abertura da mostra “DES-VÃOS: Passado/Presente no Design Cearense”, a partir das 15h, na Plataforma do Complexo Cultural Estação das Artes. Realizada pela KUYA – Centro de Design do Ceará, a exposição, que reúne fragmentos da memória gráfica do estado, tem curadoria de Camila Barros e Lucas Mota e entrada gratuita.

Isaac Cândido homenageia Fagner na sexta, 23

A sexta-feira, 23, promete embalar o público com os sucessos do cearense Raimundo Fagner. Sob interpretação de Isaac Cândido, músico natural de Orós e primo do homenageado, o show traz uma releitura de canções dos dez primeiros álbuns de Fagner. Com mais de 30 anos de carreira e 600 composições, Cândido apresenta este novo show com arranjos de Lu D ́Sosa e direção artística do jornalista Marcos Sampaio.

A abertura da noite fica por conta da DJ Ada Porã, a partir das 18h, com seu projeto musical “Batuque Brasileiro”, promovido em parceria com o Sesc. Com repertório que mescla sons brasileiros em diálogo com a ancestralidade e a cultura local, como tambores, cocos, maracatus, emboladas, batuques de terreiro e samba de roda, a DJ contribui na difusão da riqueza musical do país e do Ceará.

Rebel Lion comemora 34 anos com show no sábado, 24

Banda com maior tempo de atividade no cenário musical cearense, a Rebel Lion comemora sua trajetória em show neste sábado, 24, na Estação das Artes, às 19h30. Conhecida pela introdução do reggae no estado e por inspirar vários outros grupos, a formação tem uma sonoridade próxima ao ritmo produzido na Jamaica no fim da década de 1970, contemplando diversas vertentes, como early reggay, one drop e rockers.

Composta por Gianni Zion, Rafa Winner, Anderson Bitencourt, Thiago Castro, Roger Bass, Eliaquim Castro e Orlando Jr., a Rebel Lion já dividiu os palcos com os maiores nomes do cenário nacional e internacional, como The Wailers, Jimmy Cliff, Cidade Negra e Natiruts. No show comemorativo de 34 anos, promete incluir “pedradas” autorais, como “Razão de Ser”, “Capital do Reggae” e “Sinta a Música”, além da interpretação de clássicos do reggae, passando por Bob Marley, Alpha Blondy e Tribo de Jah.

Neste dia, a programação inicia às 17h30 com som da DJ Edwiges, do Coletivo Piraroots, que desde 2018 reúne jovens artistas da periferia da capital que sonham em se destacar e fazer a arte de rua acontecer. A partir da disseminação de diferentes vertentes do reggae, a DJ navega pelos diversos domínios das artes, usando a sua plataforma para amplificar as vozes das comunidades marginalizadas e para criar experiências significativas e transformadoras para todos os que encontram o seu trabalho.

Domingo na Estação tem oficinas infantis e show de forró

Como já é tradição, a criançada tem espaço garantido no Domingo na Estação, 25. A partir das 10h, a programação conta com a Oficina de Pintura “Desenho de uma linha só”, mediada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares, e com a oficina de produção de brinquedos com materiais reciclados do “Programa Reciclocidades”, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Às 11h, Rebeka Lúcio apresenta a performance afetiva “Saudosa Saudade”, promovida em parceria com o Sesc. Durante a intervenção poética, a artista propõe uma reflexão sobre o que cabe no “pote da saudade”, dialogando de forma intimista com o público sobre as sensações e imagéticas deste sentimento.

E para embalar o almoço de domingo, o Mercado AlimentaCE apresenta a cantora Ingrid Sales, que ao longo dos seus 25 anos de profissão acompanhou artistas de forró como Dorgival Dantas, Eliane, Waldonys, Beto Barbosa e a banda Pirata. No seu atual projeto “Forró da Cumadi”, a vocalista interpreta sucessos de forró que marcaram diferentes gerações, desde os clássicos Luiz Gonzaga e Marinês até sucessos de vertentes mais atuais, sempre com interpretações envolventes e para lá de dançantes.

Serviço:
Semana na Estação das Artes
Data: 22 a 25 de agosto (quinta-feira a domingo)
Local: Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza – CE)
Entrada gratuita

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 22 a 25 de agosto
22 de agosto (quinta-feira)

18h às 19h – Show “Delírios Sonoros”, com Bloco Doido é Tu, na área externa da Estação

19h30 às 21h – Espetáculo “Folia e Cantoria”, com Cia Conto e Cantoria

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

23 de agosto (sexta-feira)

18h às 20h – “Batuque Brasileiro”, com DJ Ada Porã (Parceria Sesc)

20h às 21h30 – Isaac Cândido canta Fagner

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

24 de agosto (sábado)

17h30 às 19h30 – DJ Edwiges – Coletivo Piraroots

19h30 às 21h30 – 34 anos de Rebel Lion

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

25 de agosto (domingo)

Domingo na Estação

10h às 12h – Oficina Infantil, com Programa Reciclocidades (Parceria Cagece)

10h às 13h – Pintura Infantil “Desenho de uma Linha Só”, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares

11h às 11h50 – Performance “Saudosa Saudade”, com Rebeka Lúcio (Parceria Sesc)

12h30 às 14h30 – Show “Forró Da Cumadi”, com Ingrid Sales, no Mercado AlimentaCE

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile