A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Chico Malta (PCB) à Prefeitura de Fortaleza. A candidatura foi a única indeferida em Fortaleza. Todos os demais candidatos estão deferidos.
Para o indeferimento, a 114ª Zona Eleitoral de Fortaleza acatou a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que informou que o diretório municipal do partido estava suspenso em razão de falta de prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2021. A sigla argumentou que pediu a Regularização da Omissão da Prestação de Contas, mas a contestação não foi suficiente.
A inativação, de acordo com a sentença, não é revertida de pronto com a apresentação das contas após a suspensão do órgão partidário. O pedido de regularização será analisado e autorizado pela Justiça.
No caso do PCB, o processo, recebido em 22 de julho, ainda está em fase inicial. A sigla disse que está concentrada na resolução do assunto dentro do prazo legal.
“O MPE entrou ainda com outra ação contra o diretório municipal do PCB em Fortaleza, contestando a legalidade do mesmo, sob a alegação da ausência de prestação de contas no exercício de 2021, que ainda está em período de julgamento”, diz nota publicada pela sigla.