O governador Elmano de Freitas participou, na última quarta-feira, 4, do 11º Congresso Brasileiro Médico, Jurídico e da Saúde (Comedjus), em Brasília, onde mostrou ações que o Governo do Ceará vem realizando para expandir o acesso à saúde pública de qualidade por todo o território cearense. O encontro foi encerrado ontem.
Também participaram do momento o ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça; o mestre e doutor, especialista em Direito Administrativo, professor do mestrado acadêmico em Direito Médico da Universidade Santo Amaro (Unisa), Silvio Nunes; o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior; e outras autoridades.
Elmano de Freitas participou do painel “Responsabilidade do Estado, direito à saúde e judicialização das políticas públicas no Brasil: um balanço da judicialização das políticas de saúde nos estados. A responsabilidade dos governadores”.
Com 80% da população cearense utilizando o SUS como principal meio de garantia de saúde, o governador ainda destacou que, mesmo com esforços, são necessários avanços para um pleno funcionamento.
No Ceará, de acordo com dados da Secretaria da Saúde, a maior parte da judicialização, de forma central, é referente a medicamentos, principalmente na área de doenças raras e oncologia.
O governador Elmano de Freitas falou sobre acordo com a União para ampliar o serviço de oncologia, principalmente para o interior do Ceará.