Home Geral Após bom resultado no Ceará, 6º ECON Nordeste 2025 será em Pernambuco

Após bom resultado no Ceará, 6º ECON Nordeste 2025 será em Pernambuco

Evento realizado no Hotel Vila Galé Cumbuco trouxe muito conhecimento e network, com cerca de 1.200 participantes, vindos de diversas partes do Brasil

Foto: Divulgação

A 5ª edição do ECON Nordeste 2024, realizada entre os dias 22 e 25 de agosto, no Hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia, foi bem-sucedida e teve números muito positivos, com a presença de 1.200 participantes, vindos de diversas partes do Brasil. Foram quatro dias de eventos, com palestrantes de alto nível, que trouxeram muito conhecimento de mercado e insights para os negócios. Além disso, o encontro proporcionou a troca de experiências, networking, geração de negócios e entretenimento. Dentro da rotatividade que caracteriza o evento, a edição 2025 do ECON Nordeste acontecerá em Pernambuco, de 18 a 21 de setembro do próximo ano.

“O Ceará está de parabéns por ter sediado um dos maiores congressos de material de construção do Brasil e da América Latina. Agradeço a todos os participantes e a oportunidade de mostrar os valores da nossa terra aos visitantes, que puderam conhecer melhor a nossa hospitalidade e comprovar que Fortaleza é um dos grandes centros da economia nacional”, disse Carlito Lira, Presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE). “O ECON NORDESTE ajuda a movimentar a economia, pois com o networking entre os participantes, podem vir parcerias e negócios, por exemplo, em novas plantas fabris ou em unidades comerciais. Dessa maneira, estamos favorecendo e fortalecendo a economia do Ceará, do Nordeste e do nosso país”, avaliou Carlito Lira.

A Arena ECON NORDESTE foi um espaço nobre dentro do evento, com stands das empresas apoiadoras, ativações, interação e networking entre os participantes, além de shows de humor e de música, com os artistas Tião Simpatia, Papudim, Larissa Leite & banda, Anthony Carvalho & banda e a Banda Mel de Caju.

Conhecimento

Um dos pontos altos da programação do ECON Nordeste foi o Talk Show Construção 5.0, que abordou a temática da tecnologia aplicada ao setor de materiais de construção. “Um dos grandes desafios da construção é a falta de mão de obra qualificada, e como fidelizar esses colaboradores. Na maioria das vezes, eles são contratados para uma obra e depois dispensados. Por meio dos avanços tecnológicos e da modernização dos processos, podemos reter por mais tempo esses talentos e oferecer produtos cada vez melhores para os clientes”, observou André Montenegro, Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Daniela Cabral, CEO da Acal, também participou do Talk Show e ressaltou que a tecnologia é fundamental para o crescimento e a longevidade das empresas. “A área de treinamento está cada vez mais sendo apoiada pela Inteligência Artificial. São essas inovações que ajudam a desenvolver as pessoas, ajudam a reduzir os custos e o tempo, dando mais agilidade aos processos. Mas ao mesmo tempo não podemos perder a conexão e a simpatia com os clientes, porque se essa relação esfriar, podemos perdê-los para outros fornecedores”, observou Daniela Cabral.

Para Vinícius Milhomem, Diretor de Marketing do Grupo Saint Gobain, que também participou do Talk Show, satisfazer as necessidades do consumidor é o segredo para utilizar bem a tecnologia. “Primeiro, precisamos saber qual é a dor do cliente e, a partir daí, desenvolver alguma ação, seja um reality show ou a melhoria de um processo de treinamento nas lojas”, comentou.

Conteúdo relevante

No sábado, a programação seguiu com a palestra de Newton Guimarães, fundador e pesquisador da Fundação de Dados (SP), sobre o tema “O ser humano no centro do mercado 5.0”. O painel “Impactos da Reforma Tributária” teve como convidados o deputado federal Luiz Gastão; Cássio Tucunduva, Presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO); Mauro Saccomani, Diretor do Grupo Construbrasil; e Emílio de Moraes, Presidente do Conselho Técnico de Finanças e Tributação da FIEC (COFIN). Completando o conteúdo, o economista Samuel Pessoa, Chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (FGV – IBRE) proferiu a palestra “Cenário Econômico”, trazendo informações relevantes sobre o panorama da economia regional, brasileira e mundial.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here