Duas estagiárias de uma agência da Previdência Social de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram alvos de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 12. Elas são suspeitas de fraudes contra o INSS.
De acordo com a PF, a investigação apura a atuação de organização criminosa que atua fraudulentamente liberando nos sistemas do INSS benefícios previdenciários, visando a contratação indevida de empréstimos consignados, posteriormente descontados nos proventos dos beneficiários.
Na ação, chamada de Ubiquidade, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 34ª Vara Federal – Subseção Judiciária de Maracanaú/CE, sendo três mandados em Maracanaú e um mandado em Pacatuba.
As duas estagiárias, conforme a Polícia Federal, são suspeitas de liberação indevida de benefícios previdenciários para a contratação de empréstimos, sem o conhecimento e autorização dos seus respectivos titulares.
As condutas dos investigados podem configurar o cometimento dos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos no sistema informativo do INSS, entre outros, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.
As investigações continuam, com análise do material apreendido, visando a identificação dos demais membros da organização criminosa.