Home Terezinha Oliveira A música e seu toque em outras artes

A música e seu toque em outras artes

Ao se referir a essa arte, assim se expressou Ludwig van Beethoven: “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia"

Foto: Reprodução

A música é uma arte que envolve traços singulares quanto a possibilidade de comunicação: independe do idioma, pois os sons se dirigem aos sentimentos. O mundo da música é povoado pelos compositores, instrumentistas, cantores e os diversos meios que levam ao público o produto de seu ofício: as composições; estas traduzem o íntimo de quem compõe e objetivam a conexão com o sentimento dos ouvintes. Na arte musical acontece a combinação de notas, vozes, sons e ritmos e seu produto repercute emoções desde a nostalgia, melancolia até alegrias e euforia. Quem não guarda na memória alguma canção especial por marcar momentos vividos? As composições são atemporais; belas canções se transmitem por sucessivas gerações.

Um atributo inerente à Música é capacidade de associar-se à outras artes como a dança, o teatro, o cinema e produções para a televisão. Uma cena mais lembrada do filme “Casa Blanca” é quando Ingrid Bergman pede ao pianista para tocar “As Time Goes By”. Em “Bonequinha de Luxo” o destaque é Audrey Hepburn cantando “Moon River”.  A trilha sonora de filmes, minisséries ou novelas se associam às emoções de seu público. “Romeu e Julieta”, “Veludo Azul”, “Love Story”, “A Noviça Rebelde”, “Dr. Jivago”, “La Bamba” são exemplos. Nas décadas mais recentes as equipes produtoras das novelas e similares recorrem aos compositores para a escolha das músicas temas da abertura e de alguns personagens.

Ao se referir a essa arte, assim se expressou Ludwig van Beethoven: “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia”.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here