O Governo do Estado entregou, nesta terça-feira, 17, mais 25 viaturas à Polícia Civil do Ceará, com a presença do governador Elmano de Freitas. Na oportunidade, também foram apresentados 52 novos soldados, que fazem parte da turma de 1.099 soldados promovidos na última sexta-feira, 13.
O Governo do Ceará projeta, até 2026, contar com 6.700 novos agentes nas Forças de Segurança do Estado e novas 1.500 viaturas. “Nós estamos atuando de maneira muito intensa para enfrentar o crime. Estamos fortalecendo as Forças de Segurança com efetivo, entregando viaturas, melhorando as condições de atuação dos nossos agentes. [O combate ao crime] exige muito trabalho, investimento e integração com o Governo Federal, os governos municipais, além de atuação conjunta com a Justiça”, afirmou Elmano, destacando que o Estado também desenvolve políticas sociais para dar mais oportunidades à população.
Também estiveram presentes a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo; o delegado-geral da PCCE, do Márcio Gutiérrez; entre outras autoridades.
Novas viaturas da PCCE
As 25 viaturas entregues nesta terça vão apoiar as ações da Polícia Civil em nove municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá e Iguatu. O investimento total é de R$ 4.235.200,00.
São 16 veículos do modelo Yaris, seis Tracker e três Trailblazer. As viaturas, ressalta o delegado-geral Márcio Gutiérrez, chegam para reforçar a estruturação da PCCE.
“Tivemos recentemente incremento de 428 policiais civis. Reforçamos o nosso setor de Investigação, de Inteligência. Reforçamos a Draco [Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas], a Denarc [Delegacia de Narcóticos]. Então, essas viaturas vão para Delegacia de Narcóticos, para o enfrentamento à violência contra a mulher, para proteção aos estudantes. São vários setores da PCCE que serão estruturados com a chegada dessas viaturas”, detalhou.
Distribuição das viaturas
- Combate ao tráfico de drogas
3 veículos – Convênio federal realizado via SSPDS. Serão dois para a Denarc, em Fortaleza, e um para o Núcleo de combate ao tráfico, em Juazeiro do Norte. - Combate à corrupção
6 veículos para Decor, em Fortaleza – Convênio federal realizado via SSPDS - Combate à violência contra mulher
8 veículos – Convênio federal realizado via SSPDS
– Caucaia
– Maracanaú
– Pacatuba
– Quixadá
– Iguatu
– Juazeiro do Norte
– Sobral
– Crato - Proteção aos estudantes
8 veículos por meio do edital do Governo Federal para esta finalidade – Convênio federal realizado via SSPDS
2 Fortaleza – Dipre
1 Fortaleza – DCA
1 Fortaleza – Dececa
1 Juazeiro do Norte
1 Sobral
1 Quixadá
1 Iguatu
A vice-governadora e secretária das Mulheres falou sobre a chegada das novas viaturas para fortalecer a rede de proteção às mulheres no estado. “Esses veículos vão reforçar o combate à violência contra as mulheres em todo o Interior do estado nos nossos equipamentos. O Ceará tem hoje dez Delegacias funcionando articuladas com as 21 Casas Estaduais e Municipais, que são conduzidas pela Secretaria das Mulheres. Seguiremos firme combatendo o crime e todo tipo de violência contra as mulheres”, enfatizou Jade Romero.
Reforço nas ruas
Nesta terça também houve a apresentação de 52 novos soldados da PMCE. Os agentes fizeram parte da turma de 1.099 soldados que foi promovida na última sexta-feira.
Os 52 soldados vão atuar na área do 17°Batalhão (Área Integrada de Segurança 2), que contempla os bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira, Genibaú e Bom Jardim.
O titular da SSPDS falou sobre a distribuição do efetivo. “Nós fazemos toda essa distribuição de efetivo com base em critérios técnicos que temos por meio da Superintendência [de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública], mas também associada à informação da área de Inteligência. Nós temos no Estado diariamente a observação dos lugares em que a mancha criminal nos sinaliza o horário e local em que mais os crimes acontecem. Onde temos essa sinalização, colocamos mais recursos humanos e materiais”, explicou Roberto Sá.
Segundo o comandante-geral da PMCE, o incremento é fundamental para o trabalho preventivo e ostensivo nas ruas. “Esses 52 policiais integrarão o Batalhão, representando um aumento de quase 20% a mais no efetivo dessa área. Isso fortalece não só o Sistema de Segurança, mas também o viés social”, pontuou o coronel Klênio Savyo.