O empresário Valbert Furtado Rabelo (PRD), conhecido como Rabelinho, candidato a vereador em Baturité, no interior do Ceará, foi preso na última quarta-feira, 18, com base em dois mandados de prisão pelos crimes de roubo e associação criminosa. No entanto, o político foi solto um dia depois, após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) emitir um alvará de soltura nessa quinta-feira, 19, reconhecendo um erro de identidade.
De acordo com os autos do processo, Valbert Furtado Rabelo teve sua carteira furtada durante o Carnaval de 1999, no Recife. O verdadeiro acusado dos crimes, que permanece foragido, utilizou o documento perdido por Valbert para cometer uma série de delitos e responder judicialmente em nome do empresário. Em maio de 2023, os crimes atribuídos ao homem que se passou por Valbert geraram a emissão dos mandados de prisão, culminando na detenção do candidato de Baturité.
A liberação ocorreu rapidamente após a defesa de Valbert comprovar que ele havia sido vítima de roubo de identidade, e o TJPE acolheu o pedido, corrigindo a situação.