A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João Mattos, localizada no bairro Montese, participará da Noite Internacional de Observação da Lua, evento astronômico de iniciativa da Nasa – Agência dos Estados Unidos, responsável pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço. São mais de seis mil momentos organizados em diversos países do mundo durante os meses de setembro e outubro. E nesta sexta-feira, 20, às 18 horas, será a vez de quem mora em Fortaleza apreciar a Lua e os planetas, no ambiente da unidade de ensino.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que desenvolve o projeto Ciência no Parque, realiza essa atividade em parceria com a escola. Para participar, é necessário fazer inscrições a partir das 14 horas desta sexta-feira na sede da unidade escolar, que estará organizada com salas temáticas, com o planetário itinerante do projeto no pátio e com telescópios para a observação dos astros.
O evento é gratuito e voltado para pessoas de todas as idades que possam comparecer ao local indicado no horário das 18h às 21h. Essa ação tem o intuito de mostrar a importância da Lua e dos demais astros na vida das pessoas.
Para a diretora da escola, Socorro Paula, integrar a observação da lua nas atividades escolares não apenas enriquece a aprendizagem, mas também promove a criatividade e a conscientização cultural e ambiental. “É uma forma de conectar os alunos ao mundo ao seu redor, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente, além da oportunidade de abrir a escola para a comunidade local”, explica a gestora.