Na liderança da movimentação de turistas internacionais no Nordeste, o Ceará é porta de entrada no Brasil para visitantes europeus. Seja por conta da proximidade ou pelas rotas áreas em operação, o continente é responsável por mais de 70% da emissão de viajantes estrangeiros que estiveram no Estado este ano.
De janeiro a agosto, conforme dados da Polícia Federal e da Embratur, Portugal se destaca como o principal emissor. França e Itália, além de Espanha, formam o ranking das nacionalidades que mais visitam o Ceará.
Na avaliação da secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, a proximidade é um fator determinante. Porém, ela elenca o litoral como principal busca dos europeus. “Temos um extenso litoral, repleto de belezas naturais. Essa é uma das principais buscas do turista europeu em nosso estado”, disse.
Outro aspecto é o kitesurfe. Modalidade esportiva é responsável pela atração de um grande número de turistas deste continente para prática no Ceará. “Especialmente no segundo semestre do ano o estado recebe muitos europeus para prática do kitesurfe. Em alguns destinos litorâneos, por exemplo, o que mais se fala é o idioma francês”, frisa a titular da Setur.
Conexão aérea
O Ceará conta com voos diretos para dois importantes países da Europa. O primeiro é Portugal, de onde partem voos da TAP para a capital cearense diariamente. Atualmente são nove frequências sendo operadas por semana. A companhia aérea é responsável por movimentar o maior número de estrangeiros que chegam ao Ceará, transportando também muitos espanhóis e italianos.
Da França, outro importante emissor de turistas ao estado, partem três voos semanais para o Ceará. Neste mês de outubro a rota terá incremento, ampliando para cinco frequências semanais. A ação da companhia Air France representa um crescimento de 69% na oferta de assentos.