Banho de água fria. Essa é a realidade do resultado das eleições para o PT em alguns municípios do Ceará que já eram tidos como garantidos. O partido teve uma campanha fortemente marcada pela expectativa de vitória, principalmente, em Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, mas os resultados nas urnas foram bem diferentes.
A candidatura do professor Victor Marques (PT), em Quixadá, foi a grande aposta para impulsionar a legenda no interior, mas não decolou e segue perdendo. Com 78,04% das urnas apuradas, o resultado segue assim: 30,95% de Victor Marques contra 69,12% de Ricardo Silveira (PSD) .
Essa derrota marca o abalo na mobilização do PT na região, que, historicamente, sempre teve uma base sólida. O partido também saiu derrotado em Quixeramobim. Com 90,61% das urnas apuradas, Cirilo Pimenta (PSB) e Eugênio Gomes (PDT) superam Paulo Ferreira (PT), que alcançou, até agora, apenas 13,64% dos votos.
Em Senador Pompeu, também não foi diferente, o que indica que o domínio petista nesses municípios pode estar se fragmentando. Marcia Zomin (PSB) é eleita com 54,23% contra 45,77% de Luizinho (PT).
A nível estadual, a avaliação do PT também traz nuances importantes. Em Fortaleza, o partido conseguiu levar Evandro Leitão (PT) para o segundo turno contra André Fernandes (PL), que saiu com seis pontos de vantagem na disputa, o que indica que será uma eleição acirrada, principalmente se o Capitão Wagner (União) declarar apoio ao bolsonarista.
Nacionalmente, o PT consegue manter candidaturas competitivas em três capitais: Fortaleza, Natal e Teresina. Ainda há chances de reverter o resultado negativo de quatro anos atrás quando não elegeu prefeito em nenhuma capital.
Vale lembrar que esses resultados são um termômetro para as eleições de 2026. A manutenção do PT como uma força política significativa no interior cearense dependerá, em grande parte, da capacidade do partido de manter a coesão interna e de fortalecer novas lideranças regionais. O partido terá que redobrar os esforços para consolidar sua influência e garantir a continuidade do projeto político que visa fortalecer a legenda no Ceará.