A adolescente Myrian Rodrigues, estudante do 2º ano do ensino médio da rede pública do Ceará, está prestes a viver uma experiência única: ela foi uma das cinco estudantes brasileiras selecionadas para participar do U.S. Space Camp, em Alabama, nos Estados Unidos, que acontecerá ainda este mês. O evento é focado em atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática — conhecidas pela sigla STEM em inglês.
O U.S. Space Camp é um programa que oferece aos jovens a oportunidade de explorar o universo da ciência espacial através de simulações de missões espaciais, desafios de engenharia e experimentos científicos. A seleção de Myrian é um reflexo de seu brilhante desempenho acadêmico e de sua dedicação a projetos e competições nas áreas de exatas e ciências.
Com um currículo recheado de conquistas, a jovem já participou de diversas olimpíadas de matemática, ciências humanas e da natureza, além de ser engajada em projetos nas escolas por onde passou. Esses reconhecimentos foram fundamentais para que ela fosse escolhida para integrar o seleto grupo de participantes do evento internacional. Além de seu interesse nas áreas de STEM, a adolescente também se destacou pelo domínio da língua inglesa, um diferencial que facilitará sua imersão nas atividades do Space Camp.
O programa do Space Camp promete proporcionar experiências educativas de alta intensidade, inspirando os jovens a seguir carreiras ligadas à ciência e à exploração espacial. Myrian, com seu entusiasmo e talento, leva na bagagem não só o conhecimento, mas também o sonho de representar o Brasil e o Ceará em um dos mais renomados programas de formação científica juvenil do mundo.
A participação de Myrian Rodrigues no U.S. Space Camp é um marco para a educação pública cearense e serve de inspiração para muitos outros jovens que almejam oportunidades no campo das ciências e tecnologia.