Home Saúde Anvisa apresenta novas imagens contra fumo em embalagens de cigarros

Anvisa apresenta novas imagens contra fumo em embalagens de cigarros

As contribuições levantadas durante a audiência serão avaliadas pela equipe técnica da Anvisa para elaboração de uma norma futura, que será submetida à votação pela Diretoria Colegiada (Dicol). A previsão é que as novas imagens tenham validade de dois anos, com a próxima atualização programada até 2027.

Foto: Anvisa/Divulgação

Nessa sexta-feira, 18, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou, em audiência pública realizada em Brasília, as novas imagens que serão incluídas nas embalagens de produtos derivados do tabaco, além dos expositores e mostruários em pontos de venda. A intenção é tornar as advertências mais impactantes e objetivas, visando alcançar o público de maneira mais eficaz. Com informações da Agência Brasil.

As novas advertências sanitárias, com tons fortes de amarelo, têm como objetivo atualizar a comunicação sobre os principais danos à saúde provocados pelo consumo de tabaco, como câncer, cegueira e aborto. A Anvisa ressalta que essas imagens precisam ser atualizadas regularmente para manter sua eficácia. As advertências estão entre as mais efetivas campanhas de saúde pública no Brasil no combate ao tabagismo, conforme afirma a agência em nota.

O novo conjunto de imagens traz sete figuras que ilustram os impactos do tabagismo, associando-os a mensagens que evocam temas como dor, angústia, desespero e morte. As embalagens de produtos como cigarros, charutos, cigarrilhas e tabaco para cachimbo ou mastigável exibirão essas imagens, que já podem ser visualizadas no site da Anvisa.

Nos expositores e mostruários presentes em estabelecimentos comerciais, as mensagens focarão nos danos coletivos, como os efeitos do fumo passivo e os riscos à saúde pública. QR codes também serão incluídos no material de divulgação, facilitando o acesso de pessoas com deficiência (PCD) a conteúdos em áudio sobre as advertências.

As contribuições levantadas durante a audiência serão avaliadas pela equipe técnica da Anvisa para elaboração de uma norma futura, que será submetida à votação pela Diretoria Colegiada (Dicol). A previsão é que as novas imagens tenham validade de dois anos, com a próxima atualização programada até 2027.

O modelo de advertência sanitária em embalagens de produtos derivados do tabaco foi implementado no Brasil em 2001 e já passou por quatro atualizações: em 2001, 2003, 2008 e 2017. O país foi o segundo no mundo a adotar imagens nos avisos sanitários, seguindo as recomendações da Assembleia Mundial da Saúde em 2000.

não houve comentários

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile