Home Segurança Roubos e furtos de celulares reduzem no Ceará após implantação do programa...

Roubos e furtos de celulares reduzem no Ceará após implantação do programa Meu Celular

Em seis meses, mais de 45 mil pessoas já se cadastraram no Meu Celular, por meio da internet

Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

O governador Elmano de Freiras divulgou, nessa segunda-feira, 21, balanço de seis meses da implantação do Programa Meu Celular, ação do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que visa auxiliar a recuperação de celulares e tablets roubados, furtados ou perdidos no estado. No período, um total de 3.849 aparelhos telefônicos foram recuperados e devolvidos aos seus donos. O evento aconteceu no Centro Integrado da Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.

Desde a criação do Meu Celular, em abril deste ano, foi constatada redução do número de roubos e furtos de celular no Estado. “Tivemos a queda de 16,1% no número de roubos e 12,4% no número de furtos. Não ficaremos parados com esses números positivos. Iremos continuar trabalhando em prol da segurança do povo cearense”, completou o chefe do Executivo Estadual.

Em seis meses, mais de 45 mil pessoas já se cadastraram no Meu Celular, por meio da internet. Com os dados fornecidos pela população, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) tem buscado identificar os proprietários de aparelhos recuperados em operações, a partir das investigações realizadas pelo setor de Inteligência que atuou, cruzando informações fornecidas pelas as operadoras telefônicas e os boletins de ocorrência.

Como funciona

O primeiro passo é realizar o devido cadastro, por meio da internet, informando seus dados pessoais, a marca, modelo, IMEI e nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

Caso seja roubado, furtado ou tenha o aparelho extraviado, o usuário entra no endereço da plataforma e protocola a ocorrência, clicando em um alerta que sinaliza a restrição.

O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

Em qualquer abordagem realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), caso o alerta esteja ativado, a composição conseguirá identificar a restrição, por meio de um aplicativo cadastrado em smartphones utilizados nas viaturas.

O celular será apreendido e a situação será conduzida à Polícia Civil para os trâmites necessários (prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência, a depender da situação).

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here