Home Geral Ferrovia abandonada que cruza o Ceará pode ser retomada com transporte de...

Ferrovia abandonada que cruza o Ceará pode ser retomada com transporte de passageiros

Esse processo também envolve a questão de indenizações pelos trechos que serão recuperados. Segundo a ANTT, o DNIT está encarregado do cálculo indenizatório, pois é o proprietário dos bens herdados da antiga Rede Ferroviária Federal S/A

Foto: Ricardo Botelho/Minfra

O governo federal está em fase de negociação para retomar trilhos abandonados da malha ferroviária nacional, ação que deve trazer consequências importantes para o Ceará. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as linhas ferroviárias cearenses, objeto do pedido de devolução pela concessionária Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), coincidem com o traçado da nova Transnordestina, atualmente em construção pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA). Se concretizada, essa medida promete impactar consideravelmente a infraestrutura ferroviária do estado. Com informações de Paloma Vargas, do Diário do Nordeste.

As negociações em andamento se baseiam em um estudo da ANTT e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que avalia o pedido de devolução de aproximadamente 3 mil quilômetros de trilhos feitos pela FTL. Esse processo também envolve a questão de indenizações pelos trechos que serão recuperados. Segundo a ANTT, o DNIT está encarregado do cálculo indenizatório, pois é o proprietário dos bens herdados da antiga Rede Ferroviária Federal S/A.

Se levada adiante, a devolução dos trechos não apenas visa revitalizar o transporte ferroviário no Ceará, mas também abrir novas possibilidades para a logística regional, com a expectativa de reduzir custos de transporte e fortalecer a integração econômica no Nordeste.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here