Home Economia Abertura de pequenas empresas cresce no Ceará, mas 33% encerram atividades em...

Abertura de pequenas empresas cresce no Ceará, mas 33% encerram atividades em 2024

Os dados são do Mapa de Empresas, divulgado pelo Ministério do Empreendedorismo, e refletem as dificuldades do setor no estado, especialmente para as PMEs que ainda enfrentam questões de sustentabilidade financeira e competitividade

Foto: Miguel Ângelo/CNI

O setor de pequenos negócios no Ceará demonstra crescimento, mas enfrenta desafios com altos índices de encerramento. Entre janeiro e setembro de 2024, foram abertas 2.266 pequenas e médias empresas (PMEs) no estado, com Fortaleza liderando com 1.252 novos empreendimentos, seguida por Aquiraz (145), Eusébio (86) e Juazeiro do Norte (75). No entanto, 763 negócios foram fechados no mesmo período, representando 33,67% das aberturas.

Os dados são do Mapa de Empresas, divulgado pelo Ministério do Empreendedorismo, e refletem as dificuldades do setor no estado, especialmente para as PMEs que ainda enfrentam questões de sustentabilidade financeira e competitividade. Em escala nacional, o Brasil registrou 1.456.958 novas empresas entre janeiro e abril deste ano, com um aumento de 9,2% em comparação ao mesmo período de 2023, destacando a resiliência e o potencial do empreendedorismo brasileiro mesmo diante de desafios econômicos.

Deixe seu comentário:

Please enter your comment!
Please enter your name here