Um terço dos professores da educação básica no Brasil leciona disciplinas para as quais não possui formação específica. O dado foi divulgado no Anuário da Educação Básica 2024, publicado pelos institutos Todos Pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna, com foco exclusivo na rede pública. O problema é mais acentuado nos anos finais do ensino fundamental, em que apenas 59% dos docentes têm a qualificação adequada para as matérias que ensinam.
Na educação infantil, 68% dos professores possuem formação apropriada, mas 20% dos educadores nesta etapa não possuem graduação. O levantamento revela ainda que, na educação básica em geral, 12,8% dos professores não têm ensino superior completo. No ensino médio, o índice é mais baixo, com 3,9% dos professores lecionando sem qualquer formação superior.
Esses dados refletem os desafios de qualificação e formação dos educadores no país, especialmente nas regiões mais vulneráveis. A falta de formação específica para os professores compromete o processo de aprendizagem e impacta diretamente a qualidade da educação pública oferecida aos estudantes brasileiros, segundo especialistas dos institutos envolvidos na pesquisa.